Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13645
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
karolinesoaresdeoliveira.pdfPDF/A709.75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : A morte que alimenta a fome: uma análise da trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins
Autor(es): Oliveira, Karoline Soares de
Orientador: Oliveira, Marcos Vinícius Ferreira de
Miembros Examinadores: Silva, Anderson Pires da
Miembros Examinadores: Martoni, Alex
Resumo: A presente dissertação busca analisar a trilogia Jogos Vorazes (2010), Em Chamas (2011a) e A Esperança (2011b), da escritora americana Suzanne Collins, explorando os aspectos de crítica social presentes nas obras. Como se tratam de produções distópicas, procura-se, em igual medida, sondar o quanto essa tipologia ficcional está próxima de representar alguns dos dilemas enfrentados pelos organismos sociais já nesse século XXI. Para iniciar esse estudo regressa-se aos conceitos base de utopia e distopia, necessários para compreender a linha de pensamento estudada, dispondo como apoio teórico Chauí (2008), Jacoby (2001) e Claeys (2017). A partir de uma leitura analítica das obras, procura-se compreender de que modo a autora constrói uma série de críticas relacionadas às formas de dominação e controle do tecido social, a questão do entretenimento como forma de distração da população, a perda da sensibilidade diante da morte, principalmente de crianças e jovens, e o uso da fome como uma arma contra a população. O alicerce teórico utilizado para isso envolve autores como Foucault (2014), Debord (2003) e Bauman e Donskis (2014). Por fim, são traçadas desde as ideias que motivaram Collins a escrever suas obras, passando pelo impacto social delas, até a questão do que ocasionou a grande produção distópica no século XXI, a qual se justifica pela identificação dos leitores com os cenários propostos por essas narrativas, pois ao se depararem com suas realidades, repletas de elementos já distópicos, veem falta de esperança e temem o futuro.
Resumen : The present thesis aims to analyze the trilogy The Hunger Games (2010), Catching Fire (2011a) and Mockingjay (2011b), by the American writer Suzanne Collins, exploring the aspects of social criticism present in the books. As these are dystopian productions, it seeks, in equal measure, to probe how close this fictional typology is to representing some of the dilemmas faced by social organisms already in this 21st century. To begin this study it returns to the basic concepts of utopia and dystopia, which are necessary to understand the line of thought studied, having as theoretical support Chauí (2008), Jacoby (2001) and Claeys (2017). From an analytical reading of the works, it seeks to understand how the author builds a series of criticisms related to the forms of domination and control of the social fabric, the issue of entertainment as a form of distraction of the population, the loss of sensitivity to death, especially of children and young people, and the use of hunger as a weapon against the population. The theoretical foundation used for this involves authors such as Foucault (2014), Debord (2003), and Bauman and Donskis (2014). Finally, the ideas that motivated Collins to write his works are outlined, along with their social impact and the question of what caused the great dystopian production in the 21st century, which is justified by the readers' identification with the scenarios proposed by these narratives, because when they encounter their realities, full of already dystopian elements, they see a lack of hope and fear the future.
Palabras clave : Jogos Vorazes
Distopia
Crítica socia
Produção distópica no século XXI
Suzanne Collins
The Hunger Games
Dystopia
Social criticism
Dystopian production in the 21st century
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00298
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13645
Fecha de publicación : 23-sep-2021
Aparece en las colecciones: Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons