Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13645
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
karolinesoaresdeoliveira.pdfPDF/A709.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marcos Vinícius Ferreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8150634515476939pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Anderson Pires da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7393061440168534pt_BR
dc.contributor.referee2Martoni, Alex-
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorOliveira, Karoline Soares de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4976134286645937pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-03T10:40:15Z-
dc.date.available2021-12-01-
dc.date.available2021-12-03T10:40:15Z-
dc.date.issued2021-09-23-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00298-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13645-
dc.description.abstractThe present thesis aims to analyze the trilogy The Hunger Games (2010), Catching Fire (2011a) and Mockingjay (2011b), by the American writer Suzanne Collins, exploring the aspects of social criticism present in the books. As these are dystopian productions, it seeks, in equal measure, to probe how close this fictional typology is to representing some of the dilemmas faced by social organisms already in this 21st century. To begin this study it returns to the basic concepts of utopia and dystopia, which are necessary to understand the line of thought studied, having as theoretical support Chauí (2008), Jacoby (2001) and Claeys (2017). From an analytical reading of the works, it seeks to understand how the author builds a series of criticisms related to the forms of domination and control of the social fabric, the issue of entertainment as a form of distraction of the population, the loss of sensitivity to death, especially of children and young people, and the use of hunger as a weapon against the population. The theoretical foundation used for this involves authors such as Foucault (2014), Debord (2003), and Bauman and Donskis (2014). Finally, the ideas that motivated Collins to write his works are outlined, along with their social impact and the question of what caused the great dystopian production in the 21st century, which is justified by the readers' identification with the scenarios proposed by these narratives, because when they encounter their realities, full of already dystopian elements, they see a lack of hope and fear the future.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação busca analisar a trilogia Jogos Vorazes (2010), Em Chamas (2011a) e A Esperança (2011b), da escritora americana Suzanne Collins, explorando os aspectos de crítica social presentes nas obras. Como se tratam de produções distópicas, procura-se, em igual medida, sondar o quanto essa tipologia ficcional está próxima de representar alguns dos dilemas enfrentados pelos organismos sociais já nesse século XXI. Para iniciar esse estudo regressa-se aos conceitos base de utopia e distopia, necessários para compreender a linha de pensamento estudada, dispondo como apoio teórico Chauí (2008), Jacoby (2001) e Claeys (2017). A partir de uma leitura analítica das obras, procura-se compreender de que modo a autora constrói uma série de críticas relacionadas às formas de dominação e controle do tecido social, a questão do entretenimento como forma de distração da população, a perda da sensibilidade diante da morte, principalmente de crianças e jovens, e o uso da fome como uma arma contra a população. O alicerce teórico utilizado para isso envolve autores como Foucault (2014), Debord (2003) e Bauman e Donskis (2014). Por fim, são traçadas desde as ideias que motivaram Collins a escrever suas obras, passando pelo impacto social delas, até a questão do que ocasionou a grande produção distópica no século XXI, a qual se justifica pela identificação dos leitores com os cenários propostos por essas narrativas, pois ao se depararem com suas realidades, repletas de elementos já distópicos, veem falta de esperança e temem o futuro.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos Vorazespt_BR
dc.subjectDistopiapt_BR
dc.subjectCrítica sociapt_BR
dc.subjectProdução distópica no século XXIpt_BR
dc.subjectSuzanne Collinspt_BR
dc.subjectThe Hunger Gamespt_BR
dc.subjectDystopiapt_BR
dc.subjectSocial criticismpt_BR
dc.subjectDystopian production in the 21st centurypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA morte que alimenta a fome: uma análise da trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collinspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons