https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13627
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
gustavomacêdodocarmo.pdf | 2.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Formação Docente |
Título : | Reflexões sobre o processo formativo, de um biólogo dissidente, na Residência Docente |
Autor(es): | Carmo, Gustavo Macêdo do |
Orientador: | Bassoli, Fernanda |
Co-orientador: | Araújo, Thamiris Dornelas de |
Miembros Examinadores: | Bassoli , Fernanda |
Miembros Examinadores: | Araújo, Thamiris Dornelas de |
Miembros Examinadores: | Rodrigues, Angélica Cosenza |
Miembros Examinadores: | Freitas, Cláudia Avellar Freitas |
Resumo: | O Programa de Residência Docente da UFJF se constitui como uma oportunidade singular para recém-graduados em licenciatura que buscam trilhar os caminhos de uma formação continuada e complementação teórico-prática da educação recebida durante o ensino superior. Por meio da imersão no Colégio de Aplicação João XXIII, desenvolvendo competências docentes in loco, a/o professora/or residente vivencia a escola enquanto espaço de formação docente, gestão e pesquisa. O trabalho é construído com base na perspectiva da co-docência, possibilitando assim uma reflexão mútua sobre as práticas pedagógicas idealizadas e implementadas de forma colaborativa entre residente e orientadora/or. O presente estudo tem como objetivo a reflexão sobre as principais contribuições do processo formativo supracitado, no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), para a profissionalização de um docente homossexual recémformado e licenciado em Ciências Biológicas. Como pilares centrais da análise é possível destacar a construção e implementação de uma aula sobre Gênero e Sexualidade nas turmas de 8º ano do Ensino Fundamental II e uma sequência didática voltada para o ensino de Educação Ambiental Crítica e Decolonial em turmas de 3º ano do Ensino Médio. As práticas foram desenvolvidas tomando como base os preceitos de uma Educação Inclusiva, o enfoque educativo CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e os valores de uma educação libertadora e problematizadora, propostos por Paulo Freire. As percepções das/os estudantes do 8º ano, obtidas através de formulários e diálogos nos encontros síncronos, também se constituíram como objeto de análise neste estudo para o delineamento de práticas pedagógicas e o entendimento das limitações e potencialidades do ERE. Com base em todo o trabalho desenvolvido, constatamos a sensibilidade das/os estudantes em relação aos temas ensinados e sua importância na construção de um ensino plural que acolhe e valoriza as diferentes identidades, valores, modos de vida e culturas. Por meio da concessão de recursos e a valorização profissional, a Residência Docente possibilitou a dedicação exclusiva do residente e a pesquisa atrelada à rotina escolar, garantindo assim um trabalho amplo, efetivo, acolhedor e inclusivo entre professoras/es e estudantes, em meio a uma pandemia trágica e discriminatória. |
Resumen : | The UFJF's Teaching Residency Program is a unique opportunity for people who recently have graduated and want theoretical-practical complementation of the education received during their major. Through immersion in the João XXIII School of Application, the resident teacher experiences the school as a space for teacher training, management, and research. The work is built from the perspective of co-teaching, thus enabling a mutual reflection on the pedagogical practices idealized and implemented in a collaborative way between the resident and the supervisor. This study aims to reflect on the main contributions of the above-mentioned training process, in the context of Emergency Remote Teaching (ERT), for the professionalization of a recently graduated homosexual teacher with a degree in Biological Sciences. As central pillars of the analysis, it is possible to highlight the construction and implementation of a class on Gender and Sexuality for students in the 8th-grade of Elementary School and a didactic sequence aimed at teaching Critical and Decolonial Environmental Education in 3rd-year high school classes. The practices were developed based on the precepts of an Inclusive Education, the Science, Technology, and Society educational focus, the Theory of Meaningful Learning, and the values of a liberating and problematizing education, proposed by Paulo Freire. The perceptions of the 8th-grade students, obtained through forms and dialogues in the synchronous meetings, were also constituted as an additional object of analysis in this study for the construction of pedagogical practices and the understanding of the limitations and potential of the ERT. Based on all the work developed, we verified the sensitivity of students in relation to the themes which are very important to the construction of a plural education that respects all different identities, values, ways of life, and cultures. Through the granting of resources and professional development, the Teaching Residence Program made possible the exclusive dedication of the resident and the research linked to the school routine, thus ensuring a broad, effective, respectful and inclusive work between teachers and students, even during a tragic and discriminatory pandemic. |
Palabras clave : | Formação de professores Decolonialidade Educação ambiental Gênero Educação para a sexualidade Teacher training Decoloniality Environmental education Gender Education for sexuality |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Colégio de Aplicação João XXIII |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13627 |
Fecha de publicación : | 27-ago-2021 |
Aparece en las colecciones: | TFD (Trabalho de Formação Docente) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons