Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13627
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gustavomacêdodocarmo.pdf2.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bassoli, Fernanda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8979506644795397pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Araújo, Thamiris Dornelas de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8239467414407782pt_BR
dc.contributor.referee1Bassoli , Fernanda-
dc.contributor.referee2Araújo, Thamiris Dornelas de-
dc.contributor.referee3Rodrigues, Angélica Cosenza-
dc.contributor.referee4Freitas, Cláudia Avellar Freitas-
dc.creatorCarmo, Gustavo Macêdo do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2761243932313352pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-26T19:03:35Z-
dc.date.available2021-10-28-
dc.date.available2021-11-26T19:03:35Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13627-
dc.description.abstractThe UFJF's Teaching Residency Program is a unique opportunity for people who recently have graduated and want theoretical-practical complementation of the education received during their major. Through immersion in the João XXIII School of Application, the resident teacher experiences the school as a space for teacher training, management, and research. The work is built from the perspective of co-teaching, thus enabling a mutual reflection on the pedagogical practices idealized and implemented in a collaborative way between the resident and the supervisor. This study aims to reflect on the main contributions of the above-mentioned training process, in the context of Emergency Remote Teaching (ERT), for the professionalization of a recently graduated homosexual teacher with a degree in Biological Sciences. As central pillars of the analysis, it is possible to highlight the construction and implementation of a class on Gender and Sexuality for students in the 8th-grade of Elementary School and a didactic sequence aimed at teaching Critical and Decolonial Environmental Education in 3rd-year high school classes. The practices were developed based on the precepts of an Inclusive Education, the Science, Technology, and Society educational focus, the Theory of Meaningful Learning, and the values of a liberating and problematizing education, proposed by Paulo Freire. The perceptions of the 8th-grade students, obtained through forms and dialogues in the synchronous meetings, were also constituted as an additional object of analysis in this study for the construction of pedagogical practices and the understanding of the limitations and potential of the ERT. Based on all the work developed, we verified the sensitivity of students in relation to the themes which are very important to the construction of a plural education that respects all different identities, values, ways of life, and cultures. Through the granting of resources and professional development, the Teaching Residence Program made possible the exclusive dedication of the resident and the research linked to the school routine, thus ensuring a broad, effective, respectful and inclusive work between teachers and students, even during a tragic and discriminatory pandemic.pt_BR
dc.description.resumoO Programa de Residência Docente da UFJF se constitui como uma oportunidade singular para recém-graduados em licenciatura que buscam trilhar os caminhos de uma formação continuada e complementação teórico-prática da educação recebida durante o ensino superior. Por meio da imersão no Colégio de Aplicação João XXIII, desenvolvendo competências docentes in loco, a/o professora/or residente vivencia a escola enquanto espaço de formação docente, gestão e pesquisa. O trabalho é construído com base na perspectiva da co-docência, possibilitando assim uma reflexão mútua sobre as práticas pedagógicas idealizadas e implementadas de forma colaborativa entre residente e orientadora/or. O presente estudo tem como objetivo a reflexão sobre as principais contribuições do processo formativo supracitado, no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), para a profissionalização de um docente homossexual recémformado e licenciado em Ciências Biológicas. Como pilares centrais da análise é possível destacar a construção e implementação de uma aula sobre Gênero e Sexualidade nas turmas de 8º ano do Ensino Fundamental II e uma sequência didática voltada para o ensino de Educação Ambiental Crítica e Decolonial em turmas de 3º ano do Ensino Médio. As práticas foram desenvolvidas tomando como base os preceitos de uma Educação Inclusiva, o enfoque educativo CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e os valores de uma educação libertadora e problematizadora, propostos por Paulo Freire. As percepções das/os estudantes do 8º ano, obtidas através de formulários e diálogos nos encontros síncronos, também se constituíram como objeto de análise neste estudo para o delineamento de práticas pedagógicas e o entendimento das limitações e potencialidades do ERE. Com base em todo o trabalho desenvolvido, constatamos a sensibilidade das/os estudantes em relação aos temas ensinados e sua importância na construção de um ensino plural que acolhe e valoriza as diferentes identidades, valores, modos de vida e culturas. Por meio da concessão de recursos e a valorização profissional, a Residência Docente possibilitou a dedicação exclusiva do residente e a pesquisa atrelada à rotina escolar, garantindo assim um trabalho amplo, efetivo, acolhedor e inclusivo entre professoras/es e estudantes, em meio a uma pandemia trágica e discriminatória.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentColégio de Aplicação João XXIIIpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEducação para a sexualidadept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectDecolonialitypt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectEducation for sexualitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleReflexões sobre o processo formativo, de um biólogo dissidente, na Residência Docentept_BR
dc.typeTrabalho de Formação Docentept_BR
Appears in Collections:TFD (Trabalho de Formação Docente)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons