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Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagem baseada em problemas como metodologia ativa para o ensino remoto de citologia no ensino médio
Autor(es): Mendes, Anna Cristina Rufino
Primeiro Orientador: Filardi, Marcelo Augusto
Membro da banca: Piemonte, Mariana da Rocha
Membro da banca: Oliveira, Marcelo Nagem Valério de
Resumo: Um dos maiores desafios das escolas é propor estratégias que acompanhem o desenvolvimento da sociedade atual e atenda às demandas do aluno do século XXI. Habilidades como a colaboração, criatividade e curiosidade são elementares e fundamentais. Para tanto, as instituições educacionais precisam romper com as metodologias engessadas, propondo alternativas a este modelo tradicional. Diante do exposto, propomos uma reflexão das concepções pedagógicas voltadas para o papel ativo do estudante. Para tal, defendemos o uso da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Esta estratégia visa ensinar o aluno a aprender, comportando-se como um facilitador na compreensão de conteúdos complexos, como a Citologia. É fundamental que o estudante reconheça e tome consciência das funcionalidades celulares para a compreensão de inúmeros processos biológicos. No entanto, devido ao seu caráter microscópico, a compreensão deste conteúdo exige uma elevada capacidade de abstração. Assim, propusemos com este trabalho construir uma sequência didática com quatro atividades, sendo elas: envelope citológico, jogo dos 7 erros, estudo de casos e a construção de modelos celulares tridimensionais e analogias entre a célula e a escola. Todas essas atividades estruturadas na ABP como ferramenta pedagógica para facilitar a aprendizagem dos conteúdos de Citologia e, por seguinte, avaliar a sua eficiência em termos de desempenho escolar e satisfação do aluno. O projeto foi desenvolvido entre os meses de Dezembro de 2020 a Janeiro de 2021 com alunos do ensino médio da Escola Estadual Raulino Cotta Pacheco, em Coronel Fabriciano - MG. Em função da Pandemia causada pelo novo Coronavírus, as atividades da sequência didática foram aplicadas de forma remota. Os resultados alcançados foram animadores, apontando uma elevação de 71% no aproveitamento médio e aquisição de habilidades fundamentais para compreensão do conteúdo. Além disto, foi perceptível a elevação na motivação, curiosidade, criatividade, colaboração e responsabilidade, características fundamentais para o indivíduo em processo de aprendizagem e construção humana.
Abstract: One of the greatest challenges facing schools is to propose strategies that accompany the development of today's society and meet the demands of the 21st century student. Skills such as collaboration, creativity and curiosity are elementary and fundamental. To this end, educational institutions need to break with plastered methodologies, proposing alternatives to this strictly traditional model. Given the above, we propose a reflection of pedagogical concepts focused on the active role of the student. To this end, we advocate the use of the active Problem Based Learning (PBL) methodology. This strategy aims to teach the student to learn, behaving as a facilitator in the understanding of complex contents, such as Cell Biology. It is essential that students recognize and become aware of the cellular features to the understanding of numerous biological processes. However, due to its microscopic character, understanding this content requires a high capacity for abstraction. Thus, we intend with this work to build a didactic sequence with four activities, namely: cytological envelope, game of 7 errors, case studies and the construction of three-dimensional cellular models and analogies between the cell and the school. All structured in PBL as a pedagogical tool to facilitate the learning of Cytology content and, next, to evaluate its efficiency in terms of school performance and student satisfaction. The project was developed between the months of December 2020 to January 2021 with high school students from the Raulino Cotta Pacheco State School, in Coronel Fabriciano City - MG. Due to the Pandemic caused by the new Coronavirus, the activities of the didactic sequence were applied remotely. The results achieved were encouraging, indicating an increase of 71% in the average use and acquisition of basic skills to understand the content. In addition, there was a noticeable increase in motivation, curiosity, creativity, collaboration and responsibility, fundamental characteristics for the individual in the process of learning and human construction.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Metodologias ativas citologia
Sequência didática
Protagonismo do aluno
Problem based learning
Active methodologies
Cytology
Didactic sequence
Student role
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00275
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13593
Data do documento: 11-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



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