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Tipo: Dissertação
Título: Temos que falar português: o protagonismo discente em uma sala de português para estrangeiros
Autor(es): Oliveira, Daniel Augusto de
Primeiro Orientador: Weiss, Denise Barros
Membro da banca: Magalhães, Tânia Guedes
Membro da banca: Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva
Resumo: Na atividade de conversação de sala de aula de língua estrangeira, há jogos interacionais que exibem a institucionalidade do encontro e que envolvem uma estrutura de poder na orientação e na execução da atividade. Objetivamos, nesta pesquisa, estudar como alunos se engajam em uma tarefa de prática oral de uma sala de aula de uma disciplina de Português para estrangeiros, em uma Universidade pública brasileira, à medida em que se orientam ao objetivo específico desse encontro institucional. Para tal, utilizamos a Sociolinguística Interacional e a Análise da Conversa como ferramentas metodológicas. Recorremos ao conceito de face (GOFFMAN, 1980), Enquadre (BATESON, 2002; GOFFMAN, 1974; TANNEN; WALLAT, 2002) e de papel (GOFFMAN, 1974; SARANGI, 2010). Além disso, exploramos as ideias acerca da interação institucional, sobretudo a partir dos escritos de Heritage (1997) e Arminen (2005). Ademais, como dimensão da institucionalidade de encontros, apresenta-se a noção de assimetrias (LINELL; LUCKMAN, 1991) e assimetrias institucionais (HERITAGE, 1997) e investiga-se em que medida ocorrem suas reduções. Para a compreensão desse sistema de relações em uma sala de aula como uma estrutura dinâmica, analisa-se o conceito de poder, discutido por Foucault (1972). Na análise dos registros em áudio, transcritos segundo o modelo Jefferson, tal como apresentado em Loder (2008), observa-se que, na execução da atividade proposta pela docente, os alunos exercem funções que são típicas do papel do professor, sendo que essas funções envolvem trabalho de face. Ainda que os alunos as desempenhem, os resultados sugerem que as ações dos discentes não depõem contra a institucionalidade da interação, mas a favor de um ambiente de aprendizagem de línguas no qual os alunos esboçam agência e protagonismo.
Abstract: In conversation activities in foreign language classrooms, there are exchanges that deploy the institutionality of the encounter and that involve power relations through task orientation and execution. From this, we aim at examining how students engage in an oral practice task in a classroom in which Portuguese is taught as a foreign language at a Brazilian public university. So in this sense, we intend to investigate the extent to which students orient to this institutional setting‟s specific goal. For this, we used the Interactional Sociolinguistics‟ and the Conversation Analysis‟ methodological approaches. Also, we utilized the concepts of Face (GOFFMAN, 1980), Frame (BATESON, 2002; GOFFMAN, 1974; TANNEN; WALLAT, 2002) and Role (GOFFMAN, 1974; SARANGI, 2010). Besides those constructs, we discuss the notion of institutional interaction, mainly from Heritage (1997) and Arminen (2005). Furthermore, we presented the concepts of asymmetry (LINELL; LUCKMAN, 1991) and institutional asymmetries (HERITAGE, 1997) – the latter is investigated as one the dimensions of institutionality – and examined how their reduction occurs. In order for one to understand this classroom system as a dynamic structure, we analyzed the concept of power (FOUCAULT, 1972). As a result, the transcripts – made according to the Jefferson model, as seen in Loder (2008) – showed that students perform actions typical of the teacher role and that these actions encompass face work. The results suggest that students‟ actions do not countervail the institution, even when students exert them. Instead, they favor a language learning environment in which clients demonstrate agency and prominence.
Palavras-chave: Instituição
Sala de aula
Interação
Institution
Classroom
Interaction
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1358
Data do documento: 26-Out-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Linguística (Dissertações)



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