https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13587
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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fillipedesouzamontes.pdf | 2.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Moda, ergonomia e modelagem na criação de figurinos de jogos digitais visando sua materialização |
Autor(es): | Montes, Fillipe de Souza |
Primeiro Orientador: | Morgado, Débora Pinguello |
Membro da banca: | Morgado, Débora Pinguello |
Membro da banca: | Volpini, Javer Wilson |
Membro da banca: | Knop, Igor de Oliveira |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo inserir os conhecimentos do campo da moda e da ergonomia do vestuário na produção de figurino para jogos, bem como auxiliar a materialização desses figurinos por parte dos jogadores na prática do cosplay. Para isso, buscou-se discutir, a princípio, o mundo dos jogos e analisar seus modelos de monetização para entender como o figurino afeta seu sucesso e sua capitalização. Assim, foi analisada a franquia Mortal Kombat, o jogo World of Warcraft e, mais afundo, o jogo Tactics Ogre: Let us Cling Together (PSP Remake) que apresentam casos relevantes para a proposta de estudo deste trabalho. A partir desses jogos, foram observadas as formas de abordagem dos figurinos em jogos, o que possibilitou uma discussão acerca de seus usos dentro e fora dos jogos, bem como de sua ergonomia em relação à verossimilhança. Por meio das análises e do estudo do figurino da personagem Sherri, do jogo Tactics Ogre: Let us Cling Together (PSP Remake), foi realizada uma proposta de reformulação de seu figurino, o que foi feito a partir de ilustração digital, melhorando os aspectos ergonômicos do vestuário visando à sua materialização pelo jogador na prática do cosplay. |
Abstract: | This paper has as goal to introduce fashion and ergonomics knowledge in the design of in-game costumes and help players and others to materialize those costumes through cosplay. So, we discuss the synthetic worlds of video games to analyze their monetization model and how the costumes they sell affect their profit. To do so we analyze the Mortal Kombat franchise, the game World of Warfract, and in details the game Tactics Ogre: Let us Cling Together that shows very interesting cases to this work. From those games we observe what was the relation of them with the costume of their character, what enable a discussion of how the players of video games see the in-game costumes and their relation ergonomics-verisimilitude. Through the analyzes and the study of Shrri`s costume, from the game Tactics Ogre: Let us Cling Together, we make a proposal to reformulate her costume, applying the concepts of ergonomics, that was presented by an digital illustration, aiming its materialization through cosplay. |
Palavras-chave: | Figurino de jogos Ergonomia do vestuário Cosplay In-game costume Clothing ergonomics |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::DESENHO DE MODA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13587 |
Data do documento: | 3-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Moda - TCC Graduação |
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