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dc.contributor.advisor1Morgado, Débora Pinguello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4323014402336250pt_BR
dc.contributor.referee1Morgado, Débora Pinguello-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4323014402336250pt_BR
dc.contributor.referee2Volpini, Javer Wilson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7602592532946679pt_BR
dc.contributor.referee3Knop, Igor de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9170658424711012pt_BR
dc.creatorMontes, Fillipe de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9986154825583294pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-18T15:23:19Z-
dc.date.available2021-11-08-
dc.date.available2021-11-18T15:23:19Z-
dc.date.issued2021-09-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13587-
dc.description.abstractThis paper has as goal to introduce fashion and ergonomics knowledge in the design of in-game costumes and help players and others to materialize those costumes through cosplay. So, we discuss the synthetic worlds of video games to analyze their monetization model and how the costumes they sell affect their profit. To do so we analyze the Mortal Kombat franchise, the game World of Warfract, and in details the game Tactics Ogre: Let us Cling Together that shows very interesting cases to this work. From those games we observe what was the relation of them with the costume of their character, what enable a discussion of how the players of video games see the in-game costumes and their relation ergonomics-verisimilitude. Through the analyzes and the study of Shrri`s costume, from the game Tactics Ogre: Let us Cling Together, we make a proposal to reformulate her costume, applying the concepts of ergonomics, that was presented by an digital illustration, aiming its materialization through cosplay.pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo inserir os conhecimentos do campo da moda e da ergonomia do vestuário na produção de figurino para jogos, bem como auxiliar a materialização desses figurinos por parte dos jogadores na prática do cosplay. Para isso, buscou-se discutir, a princípio, o mundo dos jogos e analisar seus modelos de monetização para entender como o figurino afeta seu sucesso e sua capitalização. Assim, foi analisada a franquia Mortal Kombat, o jogo World of Warcraft e, mais afundo, o jogo Tactics Ogre: Let us Cling Together (PSP Remake) que apresentam casos relevantes para a proposta de estudo deste trabalho. A partir desses jogos, foram observadas as formas de abordagem dos figurinos em jogos, o que possibilitou uma discussão acerca de seus usos dentro e fora dos jogos, bem como de sua ergonomia em relação à verossimilhança. Por meio das análises e do estudo do figurino da personagem Sherri, do jogo Tactics Ogre: Let us Cling Together (PSP Remake), foi realizada uma proposta de reformulação de seu figurino, o que foi feito a partir de ilustração digital, melhorando os aspectos ergonômicos do vestuário visando à sua materialização pelo jogador na prática do cosplay.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFigurino de jogospt_BR
dc.subjectErgonomia do vestuáriopt_BR
dc.subjectCosplaypt_BR
dc.subjectIn-game costumept_BR
dc.subjectClothing ergonomicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::DESENHO DE MODApt_BR
dc.titleModa, ergonomia e modelagem na criação de figurinos de jogos digitais visando sua materializaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Bacharelado em Moda - TCC Graduação



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