Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13579
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
giovanamendonçademedeiros.pdfPDF/A2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Ellen Swallow Richards: a primeira mulher a ingressar no Instituto de Tecnologia de Massachusetts
Author: Medeiros, Giovana Mendonça de
First Advisor: Freitas-Reis, Ivoní de
Referee Member: Carvalho, Regina Simplício
Referee Member: Derossi, Ingrid Nunes
Resumo: Ter mais mulheres na ciência é essencial para promover a igualdade de oportunidades, além de fomentar o desenvolvimento tecnológico e econômico de um país. Dessa forma, se faz cada vez mais necessário a implementação de políticas públicas que estimulem o ingresso e a permanência de mulheres nas áreas de ciências, assim como o uso da história da ciência como instrumento de incentivo e divulgação científica. É nesse sentido que se justifica o estudo mais detalhado da vida e da carreira de Ellen Henrietta Swallow Richards (1842- 1911), forte ativista no incentivo educacional científico de mulheres, renomada pesquisadora no estudo da qualidade dos alimentos e da água, e fundadora dos campos de conhecimento científico: Ecologia Humana e Economia Doméstica, com o objetivo de compreender o quanto a primeira mulher a ingressar no Instituto de Tecnologia de Massachusetts contribuiu para a química do século XIX e para a ampliação do acesso feminino à Ciência. Para responder nossas questões de pesquisa, procedemos em uma abordagem não conceitual da História da Ciência, sendo realizado um levantamento bibliográfico a respeito da importância de se resgatar o papel da mulher no estudo de ciências, a vida e o legado de Ellen Swallow Richards e seus trabalhos no MIT. Esse levantamento se assentou em publicações da própria pesquisadora, biografias, livros e artigos científicos. Seguimos com a análise documental, em uma vertente qualitativa, nas publicações da cientista e em suas biografias. Os livros e artigos científicos foram analisados partindo das leituras dos materiais obtidos a fim de relacionar os dados com as questões e com as metas que norteiam nossa pesquisa. Concluímos que a pesquisadora teve êxito em expandir o conhecimento científico, até então limitado ao meio acadêmico, para o seio da comunidade. Suas discussões possibilitaram a inserção dos conceitos químicos em questões importantes do desenvolvimento humano, tais como sua alimentação, saúde, economia e suas interrelações com o meio ambiente. Através dos resultados obtidos em suas pesquisas nos laboratórios do MIT, Ellen foi considerada uma das cientistas mais influentes em análises químicas da água no século XIX. O método de análise implantado por ela levou ao estabelecimento dos primeiros padrões de qualidade da água e de tratamento de esgoto da América, além de ser usado como modelo em todos os laboratórios desse tipo fundados posteriormente no país. No campo da mineralogia, seu trabalho resultou no isolamento e caracterização de dois elementos químicos, deu início à indústria de níquel em Ontário e contribuiu para o avanço das pesquisas relacionadas à prata no Colorado. Enfim, Ellen Swallow Richards tanto contribuiu para a ciência como demandou esforços para abrir caminho para outras mulheres nesse meio. Sua determinação e pioneirismo foram imprescindíveis para gerar oportunidades de acesso feminino ao conhecimento científico remodelando o sistema de ensino estadunidense.
Abstract: Having more women in science is essential to promote equal opportunities, in addition to fostering a country's technological and economic development. Thus, it is increasingly necessary to implement public policies that encourage the entry and permanence of women in the fields of science, as well as the use of the history of science as an instrument of encouragement and scientific dissemination. It is in this sense that a more detailed study of the life and career of Ellen Henrietta Swallow Richards (1842-1911), a strong activist in the scientific educational encouragement of women, renowned researcher in the study of food and water quality, and founder of fields of scientific knowledge: Human Ecology and Home Economics, with the aim of understanding how the first woman to join the Massachusetts Institute of Technology contributed to nineteenth-century chemistry and to the expansion of women's access to Science. To answer our research questions, we proceeded with a nonconceptual approach to the History of Science, with a bibliographical survey on the importance of rescuing the role of women in the study of science, the life and legacy of Ellen Swallow Richards and her works at MIT. This survey was based on the researcher's own publications, biographies, books and scientific articles. We continued with the documental analysis, in a qualitative way, in the scientist's publications and in her biographies. Books and scientific articles were analyzed based on readings of the materials obtained in order to relate the data to the issues and the goals that guide our research. We conclude that the researcher was successful in expanding scientific knowledge, until then limited to the academic environment, to the heart of the community. Her discussions enabled the insertion of chemical concepts into important issues of human development, such as food, health, economy and their interrelationships with the environment. Through the results obtained in her researches at MIT laboratories, Ellen was considered one of the most influential scientists in the chemical analysis of water in the 19th century. The method of analysis implemented by her led to the establishment of the first standards of water quality and sewage treatment in America, in addition to being used as a model in all laboratories of this type founded later in the country. In the field of mineralogy, her work resulted in the isolation and characterization of two chemical elements, started the nickel industry in Ontario, and contributed to the advancement of research related to silver in Colorado. Finally, Ellen Swallow Richards both contributed to science and demanded efforts to make way for other women in this environment. Her determination and pioneering spirit were essential to generate opportunities for women's access to scientific knowledge, remodeling the US education system.
Keywords: Gênero e carreira científica
História da ciência
Ellen Swallow Richards
Economia doméstica
Ecologia humana
Gender and scientific career
History of science
Domestic economy
Human ecology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Química
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00271
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13579
Issue Date: 9-Sep-2021
Appears in Collections:Mestrado em Química (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons