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Tipo: Tese
Título: Análise da detecção de talentos no voleibol a partir da abordagem da gestão de conhecimento: uma proposta para técnicos da base
Autor(es): Camilo, Flávio de Jesus
Primeiro Orientador: Bara Filho, Maurício Gattás
Co-orientador: Toledo, Heglison Custódio de
Membro da banca: Mazini Filho, Mauro Lúcio
Membro da banca: Oliveira, Helder Zimmermann de
Membro da banca: Silva, Rodrigo Pereira da
Membro da banca: Silva, Cristiano Diniz da
Resumo: Introdução: Detectar um talento esportivo tem sido um trabalho árduo para os treinadores das diversas modalidades esportivas. Esse tem sido reconhecido em pessoas que apresentam um elevado potencial, uma capacidade especial ou, até mesmo, uma aptidão para o desempenho esportivo. Além disso, outras conceituações podem ser adotadas, com o ensejo de melhor se compreender esse fenômeno. Entretanto, pouco se sabe sobre o processo de detecção de talento, especificamente no voleibol, a partir da abordagem da Gestão do Conhecimento. Objetivo: Comparar os critérios adotados pelos treinadores de diferentes grupos (Grupo A – Treinadores de elite; Grupo B – Treinadores de categorias de base) no processo de detecção de talento, nas categorias de base do voleibol, a partir da Gestão do Conhecimento. Metodologia: Estudo do tipo observacional, corte transversal, comparativo por natureza. Fizeram parte deste estudo 39 treinadores de voleibol, com idades entre 27 e 65 anos (média = 48,3 ± 8,4 anos), sendo todos do sexo masculino, divididos em dois grupos. O instrumento adotado foi um questionário estruturado contendo 13 questões de autoclique. Os dados foram apresentados como média ± desvio-padrão, mediana, intervalo interquartil (IIQ, percentis 25 e 75) e medidas de frequência. Comparações das características demográficas entre os grupos de treinadores foram feitas pelo teste U de Mann-Whitney. Todas as análises foram realizadas por linguagem de programação estatística R (versão 4.0.5; R Core Team, R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Áustria). Resultados: Não houve diferença significativa na maioria das questões avaliadas. Nas questões de ranqueamento (questões 11 e 12), percebeu-se que a maioria delas apresentou um bom consenso entre os grupos entre as variáveis investigadas, sendo o biotipo a variável com maior consenso (0.58) e a massa muscular com valores abaixo de 0.50 (0,47). Não houve consenso pleno (= 1) em nenhuma das variáveis ranqueadas nessas questões. Conclusão: Foi possível concluir que os treinadores de ambos os grupos adotam diferentes variáveis físicas e antropométricas como fortes indicadores de um possível talento na modalidade investigada. Todavia, uma proposta para os treinadores das categorias de base, durante o processo avaliativo dos atletas, não deve se voltar somente para essas variáveis, mas também para os instrumentos e testes mensuradores dos aspectos psicoemocionais (pouco adotados) que também devem ser levados em consideração durante a avaliação desse processo, o que pode ser sustentado devido ao seu alto valor preditivo, frente ao processo de detecção de talentos, a partir da abordagem da Gestão do Conhecimento. Contudo, outras investigações com diferentes amostragens e desenhos metodológicos se fazem necessárias para confirmação dessa tendência.
Abstract: Introduction: Detecting a sporting talent has been configured as a hard work for coaches of various sports modalities. This has been recognized in people who have a high potential, a special aptitude or even an aptitude for sports performance. In addition, other conceptualizations can be adopted, aiming at the opportunity to better understand this phenomenon. However, little is known about the talent detection process, specifically in volleyball, based on the Knowledge Management approach. Objective: To compare the criteria adopted by coaches from different groups (Group A – elite coaches; Group B – base category coaches) in this talent detection process, in volleyball base categories, based on Knowledge Management. Methodology: Observational study, cross-sectional, comparative in nature. This study included 39 volleyball coaches, aged between 27 and 65 years (mean = 48.3 ± 8.4 years), all male, divided into two groups. The instrument adopted was a structured questionnaire containing 13 self-click questions. Data were presented as mean ± standard deviation, median, interquartile range (IIQ, 25th and 75th percentiles) and measures of epidemiological frequency. Comparisons of demographic characteristics between groups of coaches were made using the Mann-Whitney U test. All analyzes were performed using the R statistical programming language (version 4.0.5; R Core Team, R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria). Results: There was no significant difference in most questions evaluated. When evaluating which preferred job category, the 11 to 15 years old showed a significant difference between the groups (p=0.003). In the ranking questions (questions 11 and 12), it was noticed that most of them showed a good consensus between the groups among the investigated variables, with the biotype being the variable with the greatest consensus (0.58) and muscle mass with values below 0.50 (0.47). There was no full consensus (1) on any of the variables ranked in these questions. Conclusion: It was possible to conclude that the coaches of both groups take different physical and anthropometric variables as strong predictors of possible talent in a specific modality. During the athletes’ evaluation process, however, it is suggested that base-category coaches should take into consideration not only those variables, but also the instruments and tests meant to gauge the athletes’ psycho-emotional features (so far poorly applied) based on the Knowledge Management approach. Given its high predictive value, this framework is more precise if compared to the talent detection process. Further investigations with different sampling and methodological designs are needed to confirm these findings.
Palavras-chave: Detecção de talento
Voleibol
Gestão do conhecimento
Talent detection
Volleyball
Knowledge management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação Física
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Física
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00069
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13554
Data do documento: 3-Set-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação Física (Teses)
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