https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13542
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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gustavoaraujocarvalho.pdf | 8.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estudo de concreto asfáltico permeável com asfalto polímero e adição de fibras de celulose |
Autor(es): | Carvalho, Gustavo Araujo |
Primeiro Orientador: | Marques, Geraldo Luciano de Oliveira |
Membro da banca: | Oliveira, Thaís Mayra de |
Membro da banca: | Hilário, Ronderson Queiroz |
Resumo: | A agência norte-americana de práticas ambientais (EPA, 2009), dentro da proposta de práticas sustentáveis, sugere a substituição de revestimentos impermeáveis por outros como o de concreto asfáltico permeável. O uso desse revestimento permite redução do acúmulo de água, aumento da aderência, maior segurança de tráfego em condições de pista molhada e redução de ruídos relacionados ao rolamento. O presente trabalho visou estudar a influência da adição de quatro diferentes teores de fibra de celulose em uma mistura de concreto asfáltico permeável com ligante modificado por polímeros. Utilizaram-se agregados da faixa I de granulometria da norma de Camada Porosa de Atrito (DNER-ES 386/99). O teor de ligante de projeto foi de 4%, correspondente a 18,3% de vazios. Com a utilização de 0%, 0,25%, 0,50% e 0,75% de fibras, analisaram-se cinco parâmetros: coeficiente de permeabilidade (adaptação do método prescrito na norma ACI 522R – 06); teor de vazios comunicantes (AFNOR-NF-P-98-254-2 - 1993); perda ao cântabro (DNERME 383/99); resistência à tração por compressão diametral (DNIT 136/2018 – ME) e módulo de resiliência (DNIT 135/2018-ME). Na ausência de uma norma que regulamente o processo de medição do coeficiente de permeabilidade, criou-se um equipamento capaz de ensaiar CPs compactados segundo a DNER-ES 386/99. O aparato, inspirado em uma norma norte-americana, mostrou-se bastante eficiente; de forma a constituir uma possibilidade de complemento da norma de camada porosa de atrito. Os parâmetros nos quais a porcentagem de fibra exerceu influência significativa foram Módulo de Resiliência (MR) e Coeficiente de Permeabilidade (k). O valor de MR foi máximo quando o teor de fibras foi de 0,25%, semelhante ao obtido para o grupo com 0% e significativamente distinto dos grupos com 0,50% e 0,75% O valor de k foi significativamente distinto para cada grupo, mostrando um aumento até a adição de fibras em 0,50%. O grupo com 0,50% de fibras apresentou o maior valor de k e MR 32% inferior ao grupo com 0,25%. Quando comparado aos grupos sem fibra e com teor de 0,75%, o grupo com 0,25% apresentou os maiores valores de MR e k. |
Abstract: | The American Environmental Practices Agency (EPA, 2009), within the proposal of sustainable practices, suggests the replacement of waterproof coatings for others such as permeable asphalt concrete. The use of this coating allows reduction on water accumulation, increased grip, increased traffic safety in wet road conditions and reduced rolling noise. The present work aimed to study the influence of the addition of four different contents of cellulose fiber in a mix of permeable asphalt concrete with polymer modified binder. Aggregates of the particle size range I of the Porous Friction Layer standard (DNER-ES 386/99) were used. The design binder content was 4%, corresponding to 18.3% voids. Using 0%, 0.25%, 0.50% and 0.75% of fibers, five parameters were analyzed: permeability coefficient (adaptation of the method prescribed in the ACI 522R – 06); content of communicating voids (AFNOR-NF-P-98-254-2 - 1993); loss to cantabrian (DNER-ME 383/99); tensile strength by diametrical compression (DNIT 136/2018 - ME) and resilience modulus (DNIT 135/2018-ME). In the absence of a standard that regulates the permeability coefficient measurement process, an equipment capable of testing compacted CPs according to DNER-ES 386/99 was created. The apparatus, inspired by an american standard, proved to be efficient; the methodology constitutes a possibility of complement of the porous friction layer standard. The parameters on which the fiber percentage exerted a significant influence were Resilience Modulus (MR) and Permeability Coefficient (k). The MR value was maximum when the fiber content was 0.25%, similar to the obtained for the 0% group and significantly different from the 0.50% and 0.75% groups. The k value was significantly different for each group, showing an increase up to the addition of fibers by 0.50%. The group with 0.50% fiber had the highest value of k and MR 32% lower than the group with 0.25%. When compared to the groups without fiber and with a content of 0.75%, the group with 0.25% presented the highest values of MR and k. |
Palavras-chave: | Concreto asfáltico permeável Fibras de celulose Drenagem urbana Permeable asphalt concrete Cellulose fibers Urban drainage |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Engenharia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PEC) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00245 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13542 |
Data do documento: | 16-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Engenharia Civil (Dissertações) |
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