Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13542
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gustavoaraujocarvalho.pdf8.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marques, Geraldo Luciano de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4503245454189660pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Thaís Mayra de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9211120062798671pt_BR
dc.contributor.referee2Hilário, Ronderson Queiroz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1850313669616821pt_BR
dc.creatorCarvalho, Gustavo Araujo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-28T13:17:58Z-
dc.date.available2021-10-28-
dc.date.available2021-10-28T13:17:58Z-
dc.date.issued2021-09-16-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00245-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13542-
dc.description.abstractThe American Environmental Practices Agency (EPA, 2009), within the proposal of sustainable practices, suggests the replacement of waterproof coatings for others such as permeable asphalt concrete. The use of this coating allows reduction on water accumulation, increased grip, increased traffic safety in wet road conditions and reduced rolling noise. The present work aimed to study the influence of the addition of four different contents of cellulose fiber in a mix of permeable asphalt concrete with polymer modified binder. Aggregates of the particle size range I of the Porous Friction Layer standard (DNER-ES 386/99) were used. The design binder content was 4%, corresponding to 18.3% voids. Using 0%, 0.25%, 0.50% and 0.75% of fibers, five parameters were analyzed: permeability coefficient (adaptation of the method prescribed in the ACI 522R – 06); content of communicating voids (AFNOR-NF-P-98-254-2 - 1993); loss to cantabrian (DNER-ME 383/99); tensile strength by diametrical compression (DNIT 136/2018 - ME) and resilience modulus (DNIT 135/2018-ME). In the absence of a standard that regulates the permeability coefficient measurement process, an equipment capable of testing compacted CPs according to DNER-ES 386/99 was created. The apparatus, inspired by an american standard, proved to be efficient; the methodology constitutes a possibility of complement of the porous friction layer standard. The parameters on which the fiber percentage exerted a significant influence were Resilience Modulus (MR) and Permeability Coefficient (k). The MR value was maximum when the fiber content was 0.25%, similar to the obtained for the 0% group and significantly different from the 0.50% and 0.75% groups. The k value was significantly different for each group, showing an increase up to the addition of fibers by 0.50%. The group with 0.50% fiber had the highest value of k and MR 32% lower than the group with 0.25%. When compared to the groups without fiber and with a content of 0.75%, the group with 0.25% presented the highest values of MR and k.pt_BR
dc.description.resumoA agência norte-americana de práticas ambientais (EPA, 2009), dentro da proposta de práticas sustentáveis, sugere a substituição de revestimentos impermeáveis por outros como o de concreto asfáltico permeável. O uso desse revestimento permite redução do acúmulo de água, aumento da aderência, maior segurança de tráfego em condições de pista molhada e redução de ruídos relacionados ao rolamento. O presente trabalho visou estudar a influência da adição de quatro diferentes teores de fibra de celulose em uma mistura de concreto asfáltico permeável com ligante modificado por polímeros. Utilizaram-se agregados da faixa I de granulometria da norma de Camada Porosa de Atrito (DNER-ES 386/99). O teor de ligante de projeto foi de 4%, correspondente a 18,3% de vazios. Com a utilização de 0%, 0,25%, 0,50% e 0,75% de fibras, analisaram-se cinco parâmetros: coeficiente de permeabilidade (adaptação do método prescrito na norma ACI 522R – 06); teor de vazios comunicantes (AFNOR-NF-P-98-254-2 - 1993); perda ao cântabro (DNERME 383/99); resistência à tração por compressão diametral (DNIT 136/2018 – ME) e módulo de resiliência (DNIT 135/2018-ME). Na ausência de uma norma que regulamente o processo de medição do coeficiente de permeabilidade, criou-se um equipamento capaz de ensaiar CPs compactados segundo a DNER-ES 386/99. O aparato, inspirado em uma norma norte-americana, mostrou-se bastante eficiente; de forma a constituir uma possibilidade de complemento da norma de camada porosa de atrito. Os parâmetros nos quais a porcentagem de fibra exerceu influência significativa foram Módulo de Resiliência (MR) e Coeficiente de Permeabilidade (k). O valor de MR foi máximo quando o teor de fibras foi de 0,25%, semelhante ao obtido para o grupo com 0% e significativamente distinto dos grupos com 0,50% e 0,75% O valor de k foi significativamente distinto para cada grupo, mostrando um aumento até a adição de fibras em 0,50%. O grupo com 0,50% de fibras apresentou o maior valor de k e MR 32% inferior ao grupo com 0,25%. Quando comparado aos grupos sem fibra e com teor de 0,75%, o grupo com 0,25% apresentou os maiores valores de MR e k.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civil (PEC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConcreto asfáltico permeávelpt_BR
dc.subjectFibras de celulosept_BR
dc.subjectDrenagem urbanapt_BR
dc.subjectPermeable asphalt concretept_BR
dc.subjectCellulose fiberspt_BR
dc.subjectUrban drainagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleEstudo de concreto asfáltico permeável com asfalto polímero e adição de fibras de celulosept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons