Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13532
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ranianelucimaralmeidadeaquino.pdf1.51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ranianelucimaralmeidadeaquino-produtoeducacional.pdf798.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Conhecimento geométrico no espaço e tempo pedagógicos de um Laboratório de Educação Matemática
Autor(es): Aquino, Raniane Lucimar Almeida de
Primeiro Orientador: Detoni, Adlai Ralph
Membro da banca: Kindel, Dora Soraia
Membro da banca: Kistemann Junior, Marco Aurélio
Resumo: Este trabalho faz parte de uma pesquisa sediada no Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora, que tem por objetivo refletir sobre a vivência no ambiente Laboratório de Educação Matemática (LEM) a partir de atividades em Geometria. O presente estudo investigou como o conhecimento é constituído por meio de atividades geométricas que possuem caráter investigativo, nas quais os participantes interagem, conjecturam, discutem, refletem e compartilham ideias de forma autônoma, enquanto o professor assume o papel de mediador, fazendo intervenções pontuais. Discute-se a presença de materiais didáticos manipuláveis em sua dinamicidade e possibilidade de maior exploração sensível e intelectual. Enfatiza-se a importância pedagógica da construção desses materiais, além da sua manipulação, priorizando significados epistemológicos. Foi realizada uma revisão bibliográfica afim de entender o contexto atual do ensino da geometria escolar no Brasil, os significados científicos do LEM e a aplicabilidade dos materiais manipulativos. Empreendeuse uma pesquisa de campo para viver o fenômeno de alunos do quarto ciclo do Ensino Fundamental habitarem e experienciarem esse ambiente. Para isso, foi aplicado um jogo, Geodrez, em que todas as peças, incluindo tabuleiro, foram construídas utilizando régua e compasso. As análises dos dados foram feitas sob o olhar fenomenológico, utilizando o recurso metodológico ideográfico das cenas significativas e nomotético, por convergências de significados. Compreendeu-se a pertinência pedagógica de um LEM como alternativa didática para o trabalho com a matemática escolar.
Abstract: This work is part of a research effort carried out at the Professional Master’s in Mathematics Education programme of Universidade Federal de Juiz de Fora. Our aim was to reflect on experiences from Geometry activities taking place at the Laboratory of Mathematics Education (LEM). In this study, we investigated how knowledge is built through investigative Geometry activities, in which participants interact with each other, make inferences, debate, analyze, and share ideas autonomously. Meanwhile, the teacher acts as a mediator, making punctual interventions. We discuss the dynamic properties of manipulative didactic materials, as well as their potential for greater sensitive and intellectual applications. We highlight the pedagogical importance of these materials, in addition to their manipulation, prioritizing epistemological significances. A literature review was carried out in order to understand the current context of Geometry teaching in Brazilian schools, the scientific significance of LEM, and the applicability of manipulative materials. We carried out fieldwork efforts in order to assess the phenomenon of fourth year Primary School students experiencing this environment. To achieve this purpose, students were assigned to play the “Geodrez” game. The game’s board and pieces were built using a ruler and a compass. Data analysis was carried out under a phenomenological perspective, using ideographic methods on significant scenes, and nomothetic methods to converge results. We understand the pedagogic relevance of a LEM being a didactic alternative for school-level mathematic assignments.
Palavras-chave: Pensamento geométrico
Material didático manipulável
Fenomenologia
Geodrez
Geometric thinking
Manipulable didactic materials
Phenomenology
Geodrez
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00238
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13532
Data do documento: 20-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons