Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13532
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ranianelucimaralmeidadeaquino.pdf1.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
ranianelucimaralmeidadeaquino-produtoeducacional.pdf798.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Detoni, Adlai Ralph-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9350855927284331pt_BR
dc.contributor.referee1Kindel, Dora Soraia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4640914548778898pt_BR
dc.contributor.referee2Kistemann Junior, Marco Aurélio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0321706175094911pt_BR
dc.creatorAquino, Raniane Lucimar Almeida de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2480136229194889pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-25T19:40:14Z-
dc.date.available2021-10-25-
dc.date.available2021-10-25T19:40:14Z-
dc.date.issued2021-08-20-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00238-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13532-
dc.description.abstractThis work is part of a research effort carried out at the Professional Master’s in Mathematics Education programme of Universidade Federal de Juiz de Fora. Our aim was to reflect on experiences from Geometry activities taking place at the Laboratory of Mathematics Education (LEM). In this study, we investigated how knowledge is built through investigative Geometry activities, in which participants interact with each other, make inferences, debate, analyze, and share ideas autonomously. Meanwhile, the teacher acts as a mediator, making punctual interventions. We discuss the dynamic properties of manipulative didactic materials, as well as their potential for greater sensitive and intellectual applications. We highlight the pedagogical importance of these materials, in addition to their manipulation, prioritizing epistemological significances. A literature review was carried out in order to understand the current context of Geometry teaching in Brazilian schools, the scientific significance of LEM, and the applicability of manipulative materials. We carried out fieldwork efforts in order to assess the phenomenon of fourth year Primary School students experiencing this environment. To achieve this purpose, students were assigned to play the “Geodrez” game. The game’s board and pieces were built using a ruler and a compass. Data analysis was carried out under a phenomenological perspective, using ideographic methods on significant scenes, and nomothetic methods to converge results. We understand the pedagogic relevance of a LEM being a didactic alternative for school-level mathematic assignments.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho faz parte de uma pesquisa sediada no Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora, que tem por objetivo refletir sobre a vivência no ambiente Laboratório de Educação Matemática (LEM) a partir de atividades em Geometria. O presente estudo investigou como o conhecimento é constituído por meio de atividades geométricas que possuem caráter investigativo, nas quais os participantes interagem, conjecturam, discutem, refletem e compartilham ideias de forma autônoma, enquanto o professor assume o papel de mediador, fazendo intervenções pontuais. Discute-se a presença de materiais didáticos manipuláveis em sua dinamicidade e possibilidade de maior exploração sensível e intelectual. Enfatiza-se a importância pedagógica da construção desses materiais, além da sua manipulação, priorizando significados epistemológicos. Foi realizada uma revisão bibliográfica afim de entender o contexto atual do ensino da geometria escolar no Brasil, os significados científicos do LEM e a aplicabilidade dos materiais manipulativos. Empreendeuse uma pesquisa de campo para viver o fenômeno de alunos do quarto ciclo do Ensino Fundamental habitarem e experienciarem esse ambiente. Para isso, foi aplicado um jogo, Geodrez, em que todas as peças, incluindo tabuleiro, foram construídas utilizando régua e compasso. As análises dos dados foram feitas sob o olhar fenomenológico, utilizando o recurso metodológico ideográfico das cenas significativas e nomotético, por convergências de significados. Compreendeu-se a pertinência pedagógica de um LEM como alternativa didática para o trabalho com a matemática escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPensamento geométricopt_BR
dc.subjectMaterial didático manipulávelpt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectGeodrezpt_BR
dc.subjectGeometric thinkingpt_BR
dc.subjectManipulable didactic materialspt_BR
dc.subjectPhenomenologypt_BR
dc.subjectGeodrezpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleConhecimento geométrico no espaço e tempo pedagógicos de um Laboratório de Educação Matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons