https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13527
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
valdetemariadasilva.pdf | PDF/A | 2.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Processo de implementação da educação de tempo integral na Escola Municipal Professor Ubiraci Carvalho |
Autor(es): | Silva, Valdete Maria da |
Primeiro Orientador: | Sousa, Elisabeth Gonçalves de |
Membro da banca: | Oliveira, Roberto Perobelli de |
Membro da banca: | Barcellos, Marcília Elis |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão proposto estabelece uma discussão acerca do processo de Implementação da política de tempo integral em uma escola da rede pública municipal de ensino de Teresina. A partir desta problemática, trago como objetivo geral analisar e propor ações para os principais fatores que se comunicam na implementação da educação integral em uma escola de tempo integral da rede pública municipal de ensino de Teresina. Como objetivos específicos: (i) Descrever o processo de implementação do currículo de educação integral na escola de tempo integral do município de Teresina, Escola Municipal Professor Ubiraci Carvalho; (ii) investigar e analisar fatores decisivos na implementação da proposta da escola pesquisada; (iii) propor o Plano de Ação Educacional (PAE) que possa subsidiar a gestão da escola pesquisada de meios que o auxiliem na superação dos desafios do processo de implementação da educação integral em tempo integral. Para alcançar tais objetivos, utilizamos como metodologia um estudo qualitativo com dados primários e secundários, tendo como instrumentos para a coleta de dados o questionário misto, entrevista, grupo focal e análise documental. Foram participantes da pesquisa alunos, responsáveis pelos alunos, professores e gestores da escola pesquisada. A análise dos dados da pesquisa mostrou que há pontos para melhoramento na implantação da política de educação integral em tempo integral na escola pesquisada, em especial, no que se refere ao currículo e a gestão dos tempos e espaços. |
Abstract: | This dissertation was developed under the Professional Master's Degree in Education Management and Evaluation (PPGP) of the Center for Public Policy and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The proposed management case establishes a discussion about the implementation process of the full-time policy in a public school in Teresina. From this issue, I bring as a general objective to analyze and propose actions for the main factors that communicate in the implementation of integral education in a full-time school in the municipal public education network of Teresina. As specific objectives: (i) To describe the implementation process of the integral education curriculum in the full-time school in the municipality of Teresina Escola Municipal Professor Ubiraci Carvalho; (ii) investigate and analyze decisive factors in the implementation of the researched school's proposal; (iii) to propose the Educational Action Plan (PAE) that can support the researched school's management in ways that help it overcome the challenges of the process of implementing full-time integral education. To achieve these objectives, we used as a methodology a qualitative study with primary and secondary data, having as instruments for data collection a mixed questionnaire, interview, focus group and document analysis. Students, parents, teachers and administrators of the researched school participated in the research. The analysis of the survey data showed that there are points for improvement in the implementation of the full-time full-time education policy in the school studied, especially with regard to the curriculum and the management of time and spaces. |
Palavras-chave: | Educação integral Escola de tempo integral Currículo integrado Integral education Full-time school Integrated curriculum |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00234 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13527 |
Data do documento: | 1-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons