Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13506
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
jacienelaradepaulacaetano.pdfPDF/A1.34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
jacienelaradepaulacaetano-produtoeducacional.pdfPDF/A510.29 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Educação financeira escolar: o valor do dinheiro no tempo
Autor(es): Caetano, Jaciene Lara de Paula
Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Miembros Examinadores: Muniz Junior, Ivail
Miembros Examinadores: Rodrigues, Chang Kuo
Resumo: A presente pesquisa trata de um tema da Educação Financeira Escolar e foi desenvolvida na área de Educação Matemática, a Educação Financeira Escolar, em que discutimos o valor do dinheiro no tempo, considerado um dos temas centrais na área de Finanças. No processo de investigação utilizamos a abordagem qualitativa, que contou com uma pesquisa de campo como meio para coleta dos dados, a qual foi realizada com dois estudantes do sétimo ano do ensino fundamental da cidade de Mercês/MG de uma escola da rede particular de ensino. A fundamentação teórico-metodológica utilizada nesta pesquisa foi o Modelo dos Campos Semânticos proposto por Romulo Campos Lins (1999, 2012). O objetivo da pesquisa foi a produção de um conjunto de tarefas, referenciadas teoricamente, sobre o valor do dinheiro no tempo de modo a estimular estudantes do ensino fundamental a produzir significados a partir dessa noção. O produto educacional resultante da pesquisa constituiu-se em um conjunto de tarefas, abordando temáticas que envolvem o valor do dinheiro no tempo, que podem ser aplicadas a estudantes do ensino fundamental e/ou ensino médio. A análise das falas dos sujeitos de pesquisa em relação às tarefas aplicadas foi feita utilizando as noções-categoria do Modelo dos Campos Semânticos, de modo a investigar a produção de significados dos estudantes. Consideramos que através das tarefas elaboradas, foi possível alcançar nosso objetivo enquanto pesquisadores e professores. Ressaltamos ainda a importância de se trabalhar com tarefas que sejam familiares para os alunos, de modo que consigam enunciar sobre elas, mais ainda pelo fato da Educação Financeira ser pouco ou nem trabalhada no ambiente escolar da educação básica, apesar de aparecer nos documentos oficiais.
Resumen : This research is about School Financial Education and was developed in the area of Mathematics Education, it is about School Financial Education in which we discuss the value of money over time, considered one of the central themes in the area of Finance. In the investigation process, it uses a qualitative approach, which had a field research as a means for data collection, one which was carried out with two students of the seventh year of elementary school in the city of Mercês / MG from a private school network . The theoreticalmethodological foundation used in this research was the Semantic Fields Model proposed by Romulo Campos Lins (1999, 2012). The objective of the research was the production of a set of tasks, theoretically referenced, about the value of money over time in order to stimulate elementary education to produce meanings from this notion. The educational product resulting from the research consisted of a set of tasks, addressing themes that involve the value of money over time, which can be applied to elementary and/or high school students. An analysis of the research subjects' statements in relation to the applied tasks was made using the Semantic Fields Model as category notions in order to investigate the students' production of meanings. We believe that through the elaborated tasks, it was possible to reach our objective as a researcher and professor. We also emphasize the importance of working with tasks that are familiar to students, so that they can enunciate about them, even more so because Financial Education is little or not worked in the school environment of basic education, despite appearing in official documents .
Palabras clave : Educação matemática
Educação financeira escolar
Valor do dinheiro no tempo
Produção de significados
Ensino fundamental
Mathematics education
School financial education
Value of money over time
Production of meanings
Elementary education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00449
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13506
Fecha de publicación : 9-jun-2021
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons