Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13506
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jacienelaradepaulacaetano.pdfPDF/A1.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
jacienelaradepaulacaetano-produtoeducacional.pdfPDF/A510.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4205648131746032pt_BR
dc.contributor.referee1Muniz Junior, Ivail-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1909515515410897pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Chang Kuo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1862842899466487pt_BR
dc.creatorCaetano, Jaciene Lara de Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0651116379592102pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-14T14:32:15Z-
dc.date.available2021-10-14-
dc.date.available2021-10-14T14:32:15Z-
dc.date.issued2021-06-09-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00449-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13506-
dc.description.abstractThis research is about School Financial Education and was developed in the area of Mathematics Education, it is about School Financial Education in which we discuss the value of money over time, considered one of the central themes in the area of Finance. In the investigation process, it uses a qualitative approach, which had a field research as a means for data collection, one which was carried out with two students of the seventh year of elementary school in the city of Mercês / MG from a private school network . The theoreticalmethodological foundation used in this research was the Semantic Fields Model proposed by Romulo Campos Lins (1999, 2012). The objective of the research was the production of a set of tasks, theoretically referenced, about the value of money over time in order to stimulate elementary education to produce meanings from this notion. The educational product resulting from the research consisted of a set of tasks, addressing themes that involve the value of money over time, which can be applied to elementary and/or high school students. An analysis of the research subjects' statements in relation to the applied tasks was made using the Semantic Fields Model as category notions in order to investigate the students' production of meanings. We believe that through the elaborated tasks, it was possible to reach our objective as a researcher and professor. We also emphasize the importance of working with tasks that are familiar to students, so that they can enunciate about them, even more so because Financial Education is little or not worked in the school environment of basic education, despite appearing in official documents .pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa trata de um tema da Educação Financeira Escolar e foi desenvolvida na área de Educação Matemática, a Educação Financeira Escolar, em que discutimos o valor do dinheiro no tempo, considerado um dos temas centrais na área de Finanças. No processo de investigação utilizamos a abordagem qualitativa, que contou com uma pesquisa de campo como meio para coleta dos dados, a qual foi realizada com dois estudantes do sétimo ano do ensino fundamental da cidade de Mercês/MG de uma escola da rede particular de ensino. A fundamentação teórico-metodológica utilizada nesta pesquisa foi o Modelo dos Campos Semânticos proposto por Romulo Campos Lins (1999, 2012). O objetivo da pesquisa foi a produção de um conjunto de tarefas, referenciadas teoricamente, sobre o valor do dinheiro no tempo de modo a estimular estudantes do ensino fundamental a produzir significados a partir dessa noção. O produto educacional resultante da pesquisa constituiu-se em um conjunto de tarefas, abordando temáticas que envolvem o valor do dinheiro no tempo, que podem ser aplicadas a estudantes do ensino fundamental e/ou ensino médio. A análise das falas dos sujeitos de pesquisa em relação às tarefas aplicadas foi feita utilizando as noções-categoria do Modelo dos Campos Semânticos, de modo a investigar a produção de significados dos estudantes. Consideramos que através das tarefas elaboradas, foi possível alcançar nosso objetivo enquanto pesquisadores e professores. Ressaltamos ainda a importância de se trabalhar com tarefas que sejam familiares para os alunos, de modo que consigam enunciar sobre elas, mais ainda pelo fato da Educação Financeira ser pouco ou nem trabalhada no ambiente escolar da educação básica, apesar de aparecer nos documentos oficiais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação financeira escolarpt_BR
dc.subjectValor do dinheiro no tempopt_BR
dc.subjectProdução de significadospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectSchool financial educationpt_BR
dc.subjectValue of money over timept_BR
dc.subjectProduction of meaningspt_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEducação financeira escolar: o valor do dinheiro no tempopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons