https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13501
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
sarahmartinssalomaobrodbeck.pdf | sarahmartinssalomaobrodbeck | 848.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Novas estruturas multidimensionais da TRI para consideração do efeito da ansiedade na proficiência do aluno em avaliações de larga escala |
Autor(es): | Brodbeck, Sarah Martins Salomão |
Primeiro Orientador: | Soares, Tufi Machado |
Membro da banca: | Soares, Tufi Machado |
Membro da banca: | Zeller, Camila Borelli |
Membro da banca: | Bastos, Ronaldo Rocha |
Resumo: | Os modelos da Teoria de Resposta ao Item construíram diversos avanços no campo educacional . A partir da TRI, foi possível compreender melhor a relação entre o aluno e o item durante o teste. Apesar disso, tais modelos determinavam apenas a relação entre a proficiência do aluno e sua probabilidade de acertar determinado item, ignorando fatores emocionais que afetam sua performance cognitiva. Esse trabalho propõe um modelo que incorpora o efeito da ansiedade do aluno no modelo tradicional da TRI, na tentativa de se obter sua “proficiência purificada”, obtendo, assim, resultados mais “verossímeis”. |
Abstract: | The Item Response Theory Models has allowed many advances on the educational field. With IRT, it was possible to have a better understanding of the relation between the student and the item of a test. However, those models only determine the relation between the student’s ability and his/her probability of getting the correct response, ignoring the emotional factors that affect his/her cognitive performance. This paper proposes a model that incorporates the effect of the student’s anxiety in IRT traditional model, in the attempt to get the student’s “purified ability”, and, therefore, obtain results that are closer to reality. |
Palavras-chave: | TRI MCMC Ansiedade WinBUGS Estimação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13501 |
Data do documento: | 26-Ago-2011 |
Aparece nas coleções: | Estatística - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons