https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13491
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Percepções dos responsáveis sobre as barreiras e os facilitadores da prática de atividades físicas em pessoas com relato de transtorno do espectro autista |
Autor(es): | Silva, Thayla Vieira da |
Orientador: | Amaral, Josária Ferraz |
Miembros Examinadores: | Lahr, Silvana Lopes Nogueira |
Miembros Examinadores: | Neves, Clara Mockdece |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um déficit do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação e na interação social, bem como por comportamentos restritivos e repetitivos. Apesar dos inúmeros benefícios de atividades físicas, esses indivíduos tendem a ser menos ativos que pessoas sem TEA. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo compreender as percepções dos responsáveis por pessoas com relato de TEA sobre a prática de atividades físicas desses indivíduos. Participaram deste estudo 13 responsáveis (11 mães e 2 avós; 46±9 anos) por 15 pessoas com relato de TEA (12 homens e 3 mulheres), com idade entre 3 e 23 anos. As voluntárias residiam nos estados de Minas Gerais (n=9), Paraná (n=5) e Paraíba (n=1). Como técnica de pesquisa foi utilizada uma entrevista semiestruturada online e individual. As mesmas foram realizadas sempre pela mesma investigadora, sendo todo diálogo gravado e, posteriormente, transcrito na íntegra. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo. Todas as pessoas com TEA analisadas possuíam experiência com atividades físicas, mas, no momento das entrevistas, em função do isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19, 13 das 15 pessoas não estavam praticando regularmente. O incentivo e a ajuda da família (n=9), a disponibilidade e o acesso a programas e os benefícios físicos (n=7) e cognitivos (n=7) da prática, foram os principais fatores apontados como facilitadores da prática de atividades físicas por pessoas com TEA. Por outro lado, as principais barreiras apontadas foram a indisponibilidade e o difícil acesso a programas de atividades físicas (n=12), os comportamentos associados ao TEA (n=10) e a indisponibilidade de profissionais capacitados para trabalhar com pessoas com TEA (n=4). A maior parte das responsáveis (n=9) não consideram os profissionais de Educação Física preparados para trabalhar com essa população. Esta pesquisa demonstra a importância de ações políticas e comunitárias efetivas que visem ampliar as oportunidades de acesso de pessoas com TEA a programas de atividades físicas, sobretudo os gratuitos. Além disso, esses programas precisam ser dotados de recursos humanos qualificados para trabalhar com esse público. |
Resumen : | Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental deficit characterized by difficulties in communication and social interaction, as well as restrictive and repetitive behaviors. Despite the numerous benefits of physical activity, these individuals tend to be less active than people without ASD. Therefore, the present study aimed to understand the perceptions of those responsible for people with a report of ASD about the practice of physical activities by these individuals. Thirteen guardians (11 mothers and 2 grandmothers; 46±9 years) for 15 people with a report of ASD (12 men and 3 women), aged between 3 and 23 years, participated in this study. The volunteers lived in the states of Minas Gerais (n=9), Paraná (n=5) and Paraíba (n=1). As a research technique, a semi-structured online and individual interview was used. They were always carried out by the same researcher, with the entire dialogue being recorded and later transcribed in full. For data analysis, the Content Analysis technique was used. All people with ASD analyzed had experience with physical activities, but at the time of the interviews, due to the social isolation imposed by the COVID-19 pandemic, 13 of the 15 people were not practicing regularly. The encouragement and help from the family (n=9), the availability and access to programs, and the physical (n=7) and cognitive (n=7) benefits of the practice were the main factors identified as facilitators of the practice of activities by people with ASD. On the other hand, the main barriers identified were the unavailability and difficult access to physical activity programs (n=12), behaviors associated with ASD (n=10) and the unavailability of professionals trained to work with people with ASD (n=12). =4). Most guardians (n=9) do not consider Physical Education professionals to be prepared to work with this population. This research demonstrates the importance of effective political and community actions aimed at expanding the access opportunities of people with ASD to physical activity programs, especially free ones. Furthermore, these programs need to be equipped with qualified human resources to work with this audience. |
Palabras clave : | Transtorno do Espectro Autista Exercício físico Pessoas com deficiência Autistic Spectrum Disorder Physical exercise Disabled persons |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
Sigla de la Instituición: | UFJF/GV |
Departamento: | ICV - Instituto de Ciências da Vida |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13491 |
Fecha de publicación : | 3-sep-2021 |
Aparece en las colecciones: | Educação Física - Campus GV |
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