Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13483
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Perfil de liderança dos treinadores preferido pelos atletas de voleibol universitário
Autor(es): Cruz, Bruno Gomes de Assis
Orientador: Coimbra, Danilo Reis
Miembros Examinadores: Toledo, Heglison Custódio
Miembros Examinadores: Nascimento, Rodrigo Silva
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar o perfil de liderança dos treinadores preferido pelos atletas de voleibol universitário. Participaram do estudo 99 atletas que estavam matriculados em universidades de ensino superior e pertencentes às suas respectivas atléticas. Foram coletados dados de atletas de voleibol de ambos os sexos com idade entre 18 e 35 anos. A amostra foi por conveniência e os participantes foram convidados por meio de um link para o Google Forms. Inicialmente foi aplicado um questionário destinado a informações sociodemográficas e esportivas. Para analisar o perfil de liderança dos treinadores preferido pelos atletas de voleibol universitário, foi utilizado o questionário Escala de Liderança no Desporto (ELD), versão perfil Ideal ou desejado do comportamento de liderança do treinador. A Escala de Liderança no Desporto é composta por três subescalas. No presente estudo, foi utilizada a escala referente à preferência de liderança pelos atletas e que possui 40 itens, que representam cinco dimensões de comportamento do treinador/líder, são elas: Treino- Instrução, Suporte Social, Reforço, Democrático e Autocrático. Foi utilizada a versão traduzida e validada. Para análise dos dados, foi utilizada estatística descritiva e inferencial. Como resultado do estudo, foi possível observar que o perfil de liderança dos treinadores preferido pelos atletas de voleibol universitário é a dimensões Reforço (Média = 3,35 ± Desvio-padrão = 0,49), seguido pela dimensão Treino-Instrução (p = 3,27 ± 0,44) e pela dimensão Autocrática, a menos preferida pelos atletas de voleibol universitário. O presente estudo pode auxiliar treinadores de voleibol sobre ações direcionadas aos atletas da equipe, a fim de servir como referência para futuras tomadas de decisões da modalidade, com a intenção de aumentar e melhorar o desempenho da equipe, além de melhorar o relacionamento entre treinador-atleta.
Resumen : This study goals to investigate the leadership profile of coaches preferred by college volleyball athletes. 99 athletes enrolled in higher education universities and belonging to their respective “athletics” participated in the study. Data were collected from volleyball athletes of both sexes aged between 18 and 35 years. The sample was for convenience and participants were invited through a link to Google Forms. Initially, a questionnaire aimed at sociodemographic and sports information was applied. To analyze the coaches' leadership profile preferred by college volleyball athletes, the Sport Leadership Scale (ELD) questionnaire was used, an Ideal or Desired profile version of the coach's leadership behavior. The Sport Leadership Scale consists of three subscales. In the present study, the scale referring to the athletes' preference for leadership was used, which has 40 items, which represent five dimensions of the coach/leader's behavior, namely: Training-Instruction, Social Support, Reinforcement, Democratic and Autocratic behavior. The translated and validated version was used. For data analysis, descriptive and inferential statistics were used. As a result of the study, it was possible to observe that the leadership profile of coaches preferred by college volleyball athletes is the Reinforcement dimensions (Mean = 3.35 ± Standard deviation = 0.49), followed by the Training-Instruction dimension (p = 3.27 ± 0.44) and the Autocratic dimension, the least preferred by college volleyball athletes. This study can help volleyball coaches on actions directed at team athletes, in order to serve as a reference for future decision-making in the sport, with the intention of increasing and improving team performance, in addition to improving the relationship between coach- athlete.
Palabras clave : Liderança
Voleibol
Esporte universitário
Leadership
Volleyball
University sport
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla de la Instituición: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Clase de Acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13483
Fecha de publicación : 3-sep-2021
Aparece en las colecciones: Educação Física - Campus GV



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons