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dc.contributor.advisor1Coimbra, Danilo Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0934950915718317pt_BR
dc.contributor.referee1Toledo, Heglison Custódio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7214756835480493pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Rodrigo Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0862173068797914pt_BR
dc.creatorCruz, Bruno Gomes de Assis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3530259441610348pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-01T17:55:19Z-
dc.date.available2021-10-01-
dc.date.available2021-10-01T17:55:19Z-
dc.date.issued2021-09-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13483-
dc.description.abstractThis study goals to investigate the leadership profile of coaches preferred by college volleyball athletes. 99 athletes enrolled in higher education universities and belonging to their respective “athletics” participated in the study. Data were collected from volleyball athletes of both sexes aged between 18 and 35 years. The sample was for convenience and participants were invited through a link to Google Forms. Initially, a questionnaire aimed at sociodemographic and sports information was applied. To analyze the coaches' leadership profile preferred by college volleyball athletes, the Sport Leadership Scale (ELD) questionnaire was used, an Ideal or Desired profile version of the coach's leadership behavior. The Sport Leadership Scale consists of three subscales. In the present study, the scale referring to the athletes' preference for leadership was used, which has 40 items, which represent five dimensions of the coach/leader's behavior, namely: Training-Instruction, Social Support, Reinforcement, Democratic and Autocratic behavior. The translated and validated version was used. For data analysis, descriptive and inferential statistics were used. As a result of the study, it was possible to observe that the leadership profile of coaches preferred by college volleyball athletes is the Reinforcement dimensions (Mean = 3.35 ± Standard deviation = 0.49), followed by the Training-Instruction dimension (p = 3.27 ± 0.44) and the Autocratic dimension, the least preferred by college volleyball athletes. This study can help volleyball coaches on actions directed at team athletes, in order to serve as a reference for future decision-making in the sport, with the intention of increasing and improving team performance, in addition to improving the relationship between coach- athlete.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo investigar o perfil de liderança dos treinadores preferido pelos atletas de voleibol universitário. Participaram do estudo 99 atletas que estavam matriculados em universidades de ensino superior e pertencentes às suas respectivas atléticas. Foram coletados dados de atletas de voleibol de ambos os sexos com idade entre 18 e 35 anos. A amostra foi por conveniência e os participantes foram convidados por meio de um link para o Google Forms. Inicialmente foi aplicado um questionário destinado a informações sociodemográficas e esportivas. Para analisar o perfil de liderança dos treinadores preferido pelos atletas de voleibol universitário, foi utilizado o questionário Escala de Liderança no Desporto (ELD), versão perfil Ideal ou desejado do comportamento de liderança do treinador. A Escala de Liderança no Desporto é composta por três subescalas. No presente estudo, foi utilizada a escala referente à preferência de liderança pelos atletas e que possui 40 itens, que representam cinco dimensões de comportamento do treinador/líder, são elas: Treino- Instrução, Suporte Social, Reforço, Democrático e Autocrático. Foi utilizada a versão traduzida e validada. Para análise dos dados, foi utilizada estatística descritiva e inferencial. Como resultado do estudo, foi possível observar que o perfil de liderança dos treinadores preferido pelos atletas de voleibol universitário é a dimensões Reforço (Média = 3,35 ± Desvio-padrão = 0,49), seguido pela dimensão Treino-Instrução (p = 3,27 ± 0,44) e pela dimensão Autocrática, a menos preferida pelos atletas de voleibol universitário. O presente estudo pode auxiliar treinadores de voleibol sobre ações direcionadas aos atletas da equipe, a fim de servir como referência para futuras tomadas de decisões da modalidade, com a intenção de aumentar e melhorar o desempenho da equipe, além de melhorar o relacionamento entre treinador-atleta.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectVoleibolpt_BR
dc.subjectEsporte universitáriopt_BR
dc.subjectLeadershippt_BR
dc.subjectVolleyballpt_BR
dc.subjectUniversity sportpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titlePerfil de liderança dos treinadores preferido pelos atletas de voleibol universitáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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