Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1346
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jorgedelimabeltrao.pdf1.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: O desempenho das escolas de referência no litoral sul de Pernambuco
Author: Beltrão, Jorge de Lima
First Advisor: Ferreira , Victor Cláudio Paradela
Referee Member: Sampaio, Danilo de Oliveira
Referee Member: Novaes Netto, Arsênio Firmino de
Resumo: O Programa de Educação Integral no estado de Pernambuco foi implementado pela Lei Complementar 125/2008 como estratégia de melhoria do ensino médio e qualificação profissional, em regime integral ou semi-integral, ofertando a preparação para o trabalho e a inclusão social. Atualmente existem em Pernambuco 260 Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs), e destas, cinco estão localizadas no Litoral Sul de Pernambuco, objeto de estudo, além de 3 unidades de ensino regulares semi-integrais. Nesse contexto, impulsionado pela melhoria dos índices nas avaliações externas, este estudo de caso tem como objetivo geral verificar quais as ações adotadas pelos gestores dessas EREMs que, possivelmente, influenciaram na melhoria dos resultados educacionais. No Plano de Ação Educacional (PAE) foram propostas ações que poderão ser adotadas pela SEE/PE para favorecer o aprimoramento do desempenho das escolas estaduais regulares, com base naquilo que foi verificado como relevante nas unidades estudadas. Através da pesquisa realizada neste estudo conclui-se que as escolas de referência da GRE litoral sul apresentam melhores resultados que outras com o mesmo perfil pelo diferencial da gestão pedagógica voltada para os resultados educacionais.
Abstract: The Education Program in full time in the state of Pernambuco was implemented by Complementary Law 125/2008 as an improvement in the average education and professional qualification, full or semi-integral strategy, offering preparation for work and social inclusion. Currently there are 260 schools in Pernambuco Reference in High School (EREMs), and of these, five are located in the South Coast of Pernambuco, object of study, plus 3 units of semi-regular integral education. In this context, driven by improved indices in external reviews, this case study has as main objective to verify that the actions taken by the managers of these EREMs that possibly influenced the improvement of educational outcomes. Educational Action Plan (SAP) shares that may be adopted by SEE / PE to promote the improvement of the performance of regular state schools, based on what was seen as relevant in the studied units were proposed. Through the research conducted in this study concluded that schools reference the southern coast GRE have better results than others with the same profile by differential educational management oriented educational outcomes.
Keywords: Escolas de referência
Gestão
Avaliação
Desempenho
Ensino médio
Schools reference
Management
Valuation
Performance
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1346
Issue Date: 21-Aug-2014
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.