Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1346
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jorgedelimabeltrao.pdf1.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferreira , Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137488D2pt_BR
dc.contributor.referee1Sampaio, Danilo de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739565J8pt_BR
dc.contributor.referee2Novaes Netto, Arsênio Firmino de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771281Z5pt_BR
dc.creatorBeltrão, Jorge de Lima-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256411A8pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-02T15:55:34Z-
dc.date.available2016-05-02-
dc.date.available2016-06-02T15:55:34Z-
dc.date.issued2014-08-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1346-
dc.description.abstractThe Education Program in full time in the state of Pernambuco was implemented by Complementary Law 125/2008 as an improvement in the average education and professional qualification, full or semi-integral strategy, offering preparation for work and social inclusion. Currently there are 260 schools in Pernambuco Reference in High School (EREMs), and of these, five are located in the South Coast of Pernambuco, object of study, plus 3 units of semi-regular integral education. In this context, driven by improved indices in external reviews, this case study has as main objective to verify that the actions taken by the managers of these EREMs that possibly influenced the improvement of educational outcomes. Educational Action Plan (SAP) shares that may be adopted by SEE / PE to promote the improvement of the performance of regular state schools, based on what was seen as relevant in the studied units were proposed. Through the research conducted in this study concluded that schools reference the southern coast GRE have better results than others with the same profile by differential educational management oriented educational outcomes.pt_BR
dc.description.resumoO Programa de Educação Integral no estado de Pernambuco foi implementado pela Lei Complementar 125/2008 como estratégia de melhoria do ensino médio e qualificação profissional, em regime integral ou semi-integral, ofertando a preparação para o trabalho e a inclusão social. Atualmente existem em Pernambuco 260 Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs), e destas, cinco estão localizadas no Litoral Sul de Pernambuco, objeto de estudo, além de 3 unidades de ensino regulares semi-integrais. Nesse contexto, impulsionado pela melhoria dos índices nas avaliações externas, este estudo de caso tem como objetivo geral verificar quais as ações adotadas pelos gestores dessas EREMs que, possivelmente, influenciaram na melhoria dos resultados educacionais. No Plano de Ação Educacional (PAE) foram propostas ações que poderão ser adotadas pela SEE/PE para favorecer o aprimoramento do desempenho das escolas estaduais regulares, com base naquilo que foi verificado como relevante nas unidades estudadas. Através da pesquisa realizada neste estudo conclui-se que as escolas de referência da GRE litoral sul apresentam melhores resultados que outras com o mesmo perfil pelo diferencial da gestão pedagógica voltada para os resultados educacionais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolas de referênciapt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectSchools referencept_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectValuationpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO desempenho das escolas de referência no litoral sul de Pernambucopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.