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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A distorção idade-série na rede pública municipal de ensino fundamental do município de Vitória – ES: análise das taxas no período de 2013 a 2019
Autor(es): Panceri, Romário Jacobsen
Primeiro Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Magaldi, Carolina Alves
Membro da banca: Vilardi, Leonardo Ostwald
Membro da banca: Lourenço, Joyce Louback
Resumo: Os indicadores de distorção idade-série, publicados pelo INEP, revelam que há no Brasil um grande quantitativo de estudantes fora da faixa etária adequada para a série/ano em que estão matriculados. Decorridos mais de vinte anos da publicação da nova LDB, que possibilitou a implementação de políticas públicas de correção de fluxo, os indicadores de defasagem ainda permanecem acima dos patamares aceitáveis. O conhecimento/apropriação de tais indicadores, por parte dos gestores das redes de ensino, é cada vez mais necessário para que possamos qualificar as ações de enfrentamento do fenômeno da distorção idade-série. Este artigo analisa o comportamento das taxas de distorção idade/série, no período de 2013 a 2019, da Rede Municipal de Ensino de Vitória – ES, bem como as estratégias implementadas, pela Secretaria Municipal de Educação, para a diminuição das referidas taxas. Os resultados dessa análise permitiram constatar que houve significativa redução do índice de distorção idade-série no ensino fundamental, que passou de 19,4% em 2013 para 15,2% em 2019. Acreditamos que a redução verificada foi impactada, em grande medida, pelas ações previstas dentro da proposta de correção da defasagem idade-série estabelecidas pelo “Programa Aprender Mais” implementado pela Secretaria Municipal de Educação a partir do ano de 2013.
Abstract: -
Palavras-chave: Política educacional
Distorção idade-série
Correção de fluxo
Indicadores educacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13384
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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