https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13384
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
romariojacobsenpanceri.pdf | PDF/A | 139.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A distorção idade-série na rede pública municipal de ensino fundamental do município de Vitória – ES: análise das taxas no período de 2013 a 2019 |
Autor(es): | Panceri, Romário Jacobsen |
Primeiro Orientador: | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e |
Co-orientador: | Magaldi, Carolina Alves |
Membro da banca: | Vilardi, Leonardo Ostwald |
Membro da banca: | Lourenço, Joyce Louback |
Resumo: | Os indicadores de distorção idade-série, publicados pelo INEP, revelam que há no Brasil um grande quantitativo de estudantes fora da faixa etária adequada para a série/ano em que estão matriculados. Decorridos mais de vinte anos da publicação da nova LDB, que possibilitou a implementação de políticas públicas de correção de fluxo, os indicadores de defasagem ainda permanecem acima dos patamares aceitáveis. O conhecimento/apropriação de tais indicadores, por parte dos gestores das redes de ensino, é cada vez mais necessário para que possamos qualificar as ações de enfrentamento do fenômeno da distorção idade-série. Este artigo analisa o comportamento das taxas de distorção idade/série, no período de 2013 a 2019, da Rede Municipal de Ensino de Vitória – ES, bem como as estratégias implementadas, pela Secretaria Municipal de Educação, para a diminuição das referidas taxas. Os resultados dessa análise permitiram constatar que houve significativa redução do índice de distorção idade-série no ensino fundamental, que passou de 19,4% em 2013 para 15,2% em 2019. Acreditamos que a redução verificada foi impactada, em grande medida, pelas ações previstas dentro da proposta de correção da defasagem idade-série estabelecidas pelo “Programa Aprender Mais” implementado pela Secretaria Municipal de Educação a partir do ano de 2013. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Política educacional Distorção idade-série Correção de fluxo Indicadores educacionais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13384 |
Data do documento: | 25-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons