https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13384
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
romariojacobsenpanceri.pdf | PDF/A | 139.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0871769445993260 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Magaldi, Carolina Alves | - |
dc.contributor.referee1 | Vilardi, Leonardo Ostwald | - |
dc.contributor.referee2 | Lourenço, Joyce Louback | - |
dc.creator | Panceri, Romário Jacobsen | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5454434660098350 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T15:41:11Z | - |
dc.date.available | 2021-08-25 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T15:41:11Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13384 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Os indicadores de distorção idade-série, publicados pelo INEP, revelam que há no Brasil um grande quantitativo de estudantes fora da faixa etária adequada para a série/ano em que estão matriculados. Decorridos mais de vinte anos da publicação da nova LDB, que possibilitou a implementação de políticas públicas de correção de fluxo, os indicadores de defasagem ainda permanecem acima dos patamares aceitáveis. O conhecimento/apropriação de tais indicadores, por parte dos gestores das redes de ensino, é cada vez mais necessário para que possamos qualificar as ações de enfrentamento do fenômeno da distorção idade-série. Este artigo analisa o comportamento das taxas de distorção idade/série, no período de 2013 a 2019, da Rede Municipal de Ensino de Vitória – ES, bem como as estratégias implementadas, pela Secretaria Municipal de Educação, para a diminuição das referidas taxas. Os resultados dessa análise permitiram constatar que houve significativa redução do índice de distorção idade-série no ensino fundamental, que passou de 19,4% em 2013 para 15,2% em 2019. Acreditamos que a redução verificada foi impactada, em grande medida, pelas ações previstas dentro da proposta de correção da defasagem idade-série estabelecidas pelo “Programa Aprender Mais” implementado pela Secretaria Municipal de Educação a partir do ano de 2013. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Distorção idade-série | pt_BR |
dc.subject | Correção de fluxo | pt_BR |
dc.subject | Indicadores educacionais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | A distorção idade-série na rede pública municipal de ensino fundamental do município de Vitória – ES: análise das taxas no período de 2013 a 2019 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License