Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13381
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
robsonvilanovalopes.pdfPDF/A1.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise das variações do Ideb na rede estadual de ensino do Tocantins e seus indicadores de fluxo e proficiência entre 2007 e 2019
Author: Lopes, Robson Vila Nova
First Advisor: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-Advisor: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Referee Member: Vilardi, Leonardo Ostwald
Referee Member: Figueiredo, Camila Gonçalves Silva
Resumo: Este artigo analisa as variações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao período de 2007 a 2019 na rede estadual de ensino do Tocantins e busca identificar hipóteses, correlacionando os resultados com a literatura existente e as políticas educacionais adotadas. Os principais dados apresentados e discutidos neste texto são indicadores produzidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que tem sido um importante instrumento à disposição do Ministério da Educação, das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação em todo o Brasil e, enfim, de toda a sociedade. A metodologia aplicada é a análise qualitativa dos dados oficiais do INEP e seu foco está no caráter subjetivo do objeto analisado. O foco do estudo não é explicitar opinião sobre os dados, e/ou, traçar de forma determinante análises do Ideb e seus impactos na melhoria da educação, mas, apresentar os resultados do Ideb realizando um cruzamento de dados com as principais políticas públicas que tenham influenciado positivamente os resultados obtidos no decorrer do período. A tendência apontada pelo indicador Ideb pode ser percebida em gráficos, dados estatísticos, tabelas comparativas, que retratam a evolução do índice e de indicadores de desempenho dos estudantes da Rede Estadual de Ensino do Tocantins. Os resultados expostos apontam uma tendência de crescimento no Ideb para rede estadual, sendo que nos anos iniciais do ensino fundamental tem superado a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação - PNE e Plano Estadual de Educação - PEE.
Abstract: This article analyzes the Ideb variations for the period from 2007 to 2019 in the Tocantins state school system and seeks to identify hypotheses, correlating the results with the existing literature and the educational policies adopted. The main data presented and discussed in this text are indicators produced by the National Basic Education Assessment System (Saeb), which has been an important instrument available to the Ministry of Education, the State and Municipal Education Departments throughout Brazil and, finally, of the whole society. Through them it is possible to know and analyze its main variables that impact the indicator. The applied methodology is the quantitative analysis of officers and its focus is on the subjective character of the analyzed object, since, the object of the study is not to express an opinion on the data, and or, to outline in a determinant way Ideb analyzes and their impacts on improvement education, but present a cross of data with potential public policies that has had a positive influence, with a view to making explicit the results obtained during the period. The trend pointed out by the Ideb indicator can be seen in graphs, statistical data, comparative tables, which depict the evolution of the index and performance indicators of students in the state education network of Tocantins. The results shown point to a trend of growth in the IDEB index for the state network, and in the early years of elementary school, it has exceeded the goal established by the National Education Plan - PNE and State Education Plan - PEE.
Keywords: Indicadores educacionais
Qualidade da educação básica
Políticas públicas e gestão da educação
Sistemas educacionais
Tocantins
Educational indicators
Quality of basic education
Public policies and education management
Educational systems
Tocantins
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13381
Issue Date: 23-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons