Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13379
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pedrodealcantaralimafilho.pdfPDF/A381.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma análise de dados educacionais a partir do Programa Mais Ideb do estado do Maranhão
Autor(es): Lima Filho, Pedro de Alcantara
Primeiro Orientador: Magrone, Eduardo
Membro da banca: Vilardi, Luisa Gomes de Almeida
Membro da banca: Sousa, Jane Aparecida Gonçalves de
Resumo: Este estudo examina a influência das ações do plano estratégico Mais Ideb na melhoria das taxas de rendimento escolar no Ensino Médio da Rede Estadual do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utiliza da base de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e análise de documentos da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA). Apresenta-se a caracterização e a evolução dos indicadores de aprovação, reprovação e abandono escolar da rede pública estadual do Brasil e do estado do Maranhão, no período de 2007 a 2017. Apresenta-se ainda as medidas indicadas pela SEDUC-MA, com destaque para a categorização das escolas com base nas taxas de rendimento, com o propósito de acompanhar e monitorar os indicadores de rendimento. A pesquisa mostrou que o desenvolvimento de ações de acompanhamento e monitoramento com foco na categorização desses indicadores podem influenciar na melhoria das taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar.
Abstract: This research show the influence from Mais Ideb Program actions in the improving school performance rates in High School education in the Maranhão. It is a qualitative research that uses the database from the National Institute for Educational Research Anísio Teixeira (Inep) and it analysis the documents from the Maranhão State Department of Education (SEDUC-MA). It shows the characterization and evolution the performance indicators: approval, disapproval and school dropout in the state public system in Brazil and Maranhão in the period from 2007 to 2017, with focus in schools categorization based on performance rates in the order with fallow-up and monitor the performance indicators. The research showed that the development of follow-up and monitor actions focused on the categorization from these indicators can influence the improvement: disapproval and school dropout rates.
Palavras-chave: Indicadores educacionais
Rendimento escolar
Acompanhamento e monitoramento
Educational indicators
School performance
Follow-up and monitoring
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13379
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons