https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13379
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
pedrodealcantaralimafilho.pdf | PDF/A | 381.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Magrone, Eduardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0261655106007003 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vilardi, Luisa Gomes de Almeida | - |
dc.contributor.referee2 | Sousa, Jane Aparecida Gonçalves de | - |
dc.creator | Lima Filho, Pedro de Alcantara | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8984099203169248 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T15:36:50Z | - |
dc.date.available | 2021-08-20 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T15:36:50Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13379 | - |
dc.description.abstract | This research show the influence from Mais Ideb Program actions in the improving school performance rates in High School education in the Maranhão. It is a qualitative research that uses the database from the National Institute for Educational Research Anísio Teixeira (Inep) and it analysis the documents from the Maranhão State Department of Education (SEDUC-MA). It shows the characterization and evolution the performance indicators: approval, disapproval and school dropout in the state public system in Brazil and Maranhão in the period from 2007 to 2017, with focus in schools categorization based on performance rates in the order with fallow-up and monitor the performance indicators. The research showed that the development of follow-up and monitor actions focused on the categorization from these indicators can influence the improvement: disapproval and school dropout rates. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo examina a influência das ações do plano estratégico Mais Ideb na melhoria das taxas de rendimento escolar no Ensino Médio da Rede Estadual do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utiliza da base de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e análise de documentos da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA). Apresenta-se a caracterização e a evolução dos indicadores de aprovação, reprovação e abandono escolar da rede pública estadual do Brasil e do estado do Maranhão, no período de 2007 a 2017. Apresenta-se ainda as medidas indicadas pela SEDUC-MA, com destaque para a categorização das escolas com base nas taxas de rendimento, com o propósito de acompanhar e monitorar os indicadores de rendimento. A pesquisa mostrou que o desenvolvimento de ações de acompanhamento e monitoramento com foco na categorização desses indicadores podem influenciar na melhoria das taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Indicadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject | Acompanhamento e monitoramento | pt_BR |
dc.subject | Educational indicators | pt_BR |
dc.subject | School performance | pt_BR |
dc.subject | Follow-up and monitoring | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Uma análise de dados educacionais a partir do Programa Mais Ideb do estado do Maranhão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License