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dc.contributor.advisor1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261655106007003pt_BR
dc.contributor.referee1Vilardi, Luisa Gomes de Almeida-
dc.contributor.referee2Sousa, Jane Aparecida Gonçalves de-
dc.creatorLima Filho, Pedro de Alcantara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8984099203169248pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T15:36:50Z-
dc.date.available2021-08-20-
dc.date.available2021-09-09T15:36:50Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13379-
dc.description.abstractThis research show the influence from Mais Ideb Program actions in the improving school performance rates in High School education in the Maranhão. It is a qualitative research that uses the database from the National Institute for Educational Research Anísio Teixeira (Inep) and it analysis the documents from the Maranhão State Department of Education (SEDUC-MA). It shows the characterization and evolution the performance indicators: approval, disapproval and school dropout in the state public system in Brazil and Maranhão in the period from 2007 to 2017, with focus in schools categorization based on performance rates in the order with fallow-up and monitor the performance indicators. The research showed that the development of follow-up and monitor actions focused on the categorization from these indicators can influence the improvement: disapproval and school dropout rates.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo examina a influência das ações do plano estratégico Mais Ideb na melhoria das taxas de rendimento escolar no Ensino Médio da Rede Estadual do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utiliza da base de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e análise de documentos da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA). Apresenta-se a caracterização e a evolução dos indicadores de aprovação, reprovação e abandono escolar da rede pública estadual do Brasil e do estado do Maranhão, no período de 2007 a 2017. Apresenta-se ainda as medidas indicadas pela SEDUC-MA, com destaque para a categorização das escolas com base nas taxas de rendimento, com o propósito de acompanhar e monitorar os indicadores de rendimento. A pesquisa mostrou que o desenvolvimento de ações de acompanhamento e monitoramento com foco na categorização desses indicadores podem influenciar na melhoria das taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectIndicadores educacionaispt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectAcompanhamento e monitoramentopt_BR
dc.subjectEducational indicatorspt_BR
dc.subjectSchool performancept_BR
dc.subjectFollow-up and monitoringpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleUma análise de dados educacionais a partir do Programa Mais Ideb do estado do Maranhãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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