Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13375
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcelojosetavaresbessa.pdfPDF/A962.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O valor agregado em matemática no Spaece de 2016 a 2019 do 9º ano fundamental à 3ª série do ensino médio: um estudo de caso sobre o efeito escola da EEFM José de Alencar
Autor(es): Bessa, Marcelo José Tavares
Primeiro Orientador: Magrone, Eduardo
Membro da banca: Machado, Carla Silva
Membro da banca: Souza, Jane Aparecida Gonçalves de
Resumo: Este trabalho tem como intuito analisar os resultados longitudinais dos alunos egressos do 9° EF da rede municipal para a rede estadual, matriculados na EEFM José de Alencar em 13 turmas de 3ª série do EM. O estudo tentou perceber o efeito-escola no desempenho acadêmico desses alunos que são oriundos, em sua grande maioria, do bairro de Messejana e comunidades adjacentes. O trabalho foi feito de maneira longitudinal, sendo os alunos identificados no SPAECE 2016 no 9° EF, os quais permaneceram os três do Ensino Médio na EEFM José Alencar, concluindo, assim, seus estudos em 2019. Os dados de desempenho destes alunos foram analisados na disciplina de matemática, tendo sido os resultados das turmas comparados entre si, bem como com seus resultados trazidos do 9° EF. Também buscamos observar a equidade na própria turma observando a variação das médias gerais em todas as disciplinas. Os resultados mostram que o efeito-escola se estrutura pela forma organizacional das turmas de 3ª série que, claramente, são montadas por habilidade que, com certeza, impacta o nível de desempenho dos alunos, ficando evidenciado com o decréscimo do rendimento de alguns alunos durante o período analisado. Foi observado que as turmas com maior variação da proficiência não são as mais equânimes.
Abstract: -
Palavras-chave: Efeito-escola
Valor agregado
Análise longitudinal
Equidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13375
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons