Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13375
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcelojosetavaresbessa.pdfPDF/A962.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O valor agregado em matemática no Spaece de 2016 a 2019 do 9º ano fundamental à 3ª série do ensino médio: um estudo de caso sobre o efeito escola da EEFM José de Alencar
Author: Bessa, Marcelo José Tavares
First Advisor: Magrone, Eduardo
Referee Member: Machado, Carla Silva
Referee Member: Souza, Jane Aparecida Gonçalves de
Resumo: Este trabalho tem como intuito analisar os resultados longitudinais dos alunos egressos do 9° EF da rede municipal para a rede estadual, matriculados na EEFM José de Alencar em 13 turmas de 3ª série do EM. O estudo tentou perceber o efeito-escola no desempenho acadêmico desses alunos que são oriundos, em sua grande maioria, do bairro de Messejana e comunidades adjacentes. O trabalho foi feito de maneira longitudinal, sendo os alunos identificados no SPAECE 2016 no 9° EF, os quais permaneceram os três do Ensino Médio na EEFM José Alencar, concluindo, assim, seus estudos em 2019. Os dados de desempenho destes alunos foram analisados na disciplina de matemática, tendo sido os resultados das turmas comparados entre si, bem como com seus resultados trazidos do 9° EF. Também buscamos observar a equidade na própria turma observando a variação das médias gerais em todas as disciplinas. Os resultados mostram que o efeito-escola se estrutura pela forma organizacional das turmas de 3ª série que, claramente, são montadas por habilidade que, com certeza, impacta o nível de desempenho dos alunos, ficando evidenciado com o decréscimo do rendimento de alguns alunos durante o período analisado. Foi observado que as turmas com maior variação da proficiência não são as mais equânimes.
Abstract: -
Keywords: Efeito-escola
Valor agregado
Análise longitudinal
Equidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13375
Issue Date: 25-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons