Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13373
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
juvenaldegouveia.pdfPDF/A750.95 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A relação desempenho (IDESP) X INSE nos resultados do SARESP
Autor(es): Gouveia, Juvenal de
Orientador: Brooke, Nigel Pelham de Leighton
Miembros Examinadores: Magaldi, Juliana Alves
Miembros Examinadores: Sant´Anna, Priscila Fernandes
Resumo: Este trabalho procurou avaliar a influência do fator socioeconômico, representado pelo INSE – Indicador de Nível Socioeconômico do Estado de São Paulo, no desempenho escolar dos estudantes do 5º e 9 anos do Ensino Fundamental e da 3 série do Ensino Médio utilizando dados de desempenho do Estado de São Paulo e os confrontou com os respectivos índices INSE das escolas, além de calcular o fator de correlação entre desempenho e INSE. Mesmo que a relação entre fator socioeconômico e desempenho já tenha sido estudada por outros autores, o presente trabalho analisou, de forma regional, os dados de desempenho do Estado de São Paulo e os confrontou com os respectivos INSE das escolas criados no estado, além de calcular o fator de correlação entre desempenho e INSE por percentis de 20% em relação ao INSE, obtendo-se o fator de correlação em cada uma dessas faixas. Com isso, foi possível observar efeitos incomuns que ocorrem com o desempenho dos estudantes em cada um desses clusters. Para realizar as análises foram tomadas as 5044 escolas do estado de São Paulo que participaram do SARESP nos anos de 2017 a 2019 e que possuíam seus INSE conhecidos. Estas análises trouxeram muitas evidências esperadas, baseadas em trabalhos de mesmas características, mas também trouxeram algumas evidências novas.
Resumen : -
Palabras clave : Desempenho escolar
Nível socioeconômico
Avaliação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13373
Fecha de publicación : 25-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons