Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13373
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
juvenaldegouveia.pdfPDF/A750.95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A relação desempenho (IDESP) X INSE nos resultados do SARESP
Author: Gouveia, Juvenal de
First Advisor: Brooke, Nigel Pelham de Leighton
Referee Member: Magaldi, Juliana Alves
Referee Member: Sant´Anna, Priscila Fernandes
Resumo: Este trabalho procurou avaliar a influência do fator socioeconômico, representado pelo INSE – Indicador de Nível Socioeconômico do Estado de São Paulo, no desempenho escolar dos estudantes do 5º e 9 anos do Ensino Fundamental e da 3 série do Ensino Médio utilizando dados de desempenho do Estado de São Paulo e os confrontou com os respectivos índices INSE das escolas, além de calcular o fator de correlação entre desempenho e INSE. Mesmo que a relação entre fator socioeconômico e desempenho já tenha sido estudada por outros autores, o presente trabalho analisou, de forma regional, os dados de desempenho do Estado de São Paulo e os confrontou com os respectivos INSE das escolas criados no estado, além de calcular o fator de correlação entre desempenho e INSE por percentis de 20% em relação ao INSE, obtendo-se o fator de correlação em cada uma dessas faixas. Com isso, foi possível observar efeitos incomuns que ocorrem com o desempenho dos estudantes em cada um desses clusters. Para realizar as análises foram tomadas as 5044 escolas do estado de São Paulo que participaram do SARESP nos anos de 2017 a 2019 e que possuíam seus INSE conhecidos. Estas análises trouxeram muitas evidências esperadas, baseadas em trabalhos de mesmas características, mas também trouxeram algumas evidências novas.
Abstract: -
Keywords: Desempenho escolar
Nível socioeconômico
Avaliação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13373
Issue Date: 25-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons