https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13366
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
flaviacostalimaferreira.pdf | PDF/A | 1.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O uso de indicadores de rendimento para nortear as políticas públicas do Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiro |
Autor(es): | Ferreira, Flavia Costa Lima |
Orientador: | Borges, Eliane Medeiros |
Miembros Examinadores: | Quiossa, Amanda Sangy |
Miembros Examinadores: | Santos, Mayanna Auxiliadora Martins |
Resumo: | O artigo tem por objetivo apresentar o uso de indicadores de rendimento como forma de auxílio e acompanhamento no desenvolvimento das políticas públicas do Ensino Médio desenvolvidas no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ). Para isso, apresenta-se o conceito, como são calculados, em que local são encontrados e a importância dos indicadores de rendimento. Em sequência, são apresentados os dados e analisadas as taxas de aprovação, reprovação e abandono do Ensino Médio, de 2011 a 2018, do Brasil, da Região Sudeste e dos estados que a compõem. Por fim, são apresentados os dados específicos do Ensino Médio da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, entre 2011 e 2018, e da Seeduc-RJ, de 2011 a 2015, assim como as políticas públicas que foram implementadas e desenvolvidas pela Secretaria durante o período estudado. Como resultado, foi possível verificar que as taxas de rendimento, no Estado do Rio de Janeiro, passaram por diversas oscilações durante o período analisado e que, ainda hoje, a Secretaria enfrenta altos índices de reprovação e abandono escolar no Ensino Médio. Dessa forma, após análise dos dados, verificou-se a possibilidade de utilizar os dados de rendimento para nortear as políticas públicas educacionais no Estado do Rio de Janeiro. |
Resumen : | The article aims to present the use of performance indicators as a form of assistance and monitoring in the development of public high school policies developed within the scope of the State Department of Education of the State of Rio de Janeiro (Seeduc-RJ). For this, the concept is presented, how they are calculated, where they are found and the importance of the performance indicators. In sequence, the data are presented and the rates of pass, fail and drop out of High School, from 2011 to 2018, of Brazil, the Southeast Region and the states that compose it are analyzed. Finally, specific data on secondary education from the state education network in Rio de Janeiro, between 2011 and 2018, and from Seeduc-RJ, from 2011 to 2015, are presented, as well as the public policies that have been implemented and developed, the Secretariat, during the studied period. As a result, it was possible to verify that the income rates, in the State of Rio de Janeiro, went through several fluctuations during the analyzed period and that, even today, the Secretariat faces high failure and dropout rates in high school. Thus, after analyzing the data, it was possible to use the performance data to guide public educational policies in the State of Rio de Janeiro. |
Palabras clave : | Indicadores de rendimento Ensino médio Políticas públicas educacionais Income indicators High school Educational public policies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13366 |
Fecha de publicación : | 24-mar-2021 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons