Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13365
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
evaneudaaraujorodrigues.pdfPDF/A559.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Adequação da formação docente: uma análise comparativa de duas escolas de ensino médio em Teresina/Piauí
Autor(es): Rodrigues, Evaneuda Araújo
Primeiro Orientador: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-orientador: Barboza, Eleuza Maria Rodrigues
Membro da banca: Cunha, Priscila Campos
Membro da banca: Ferraz, Rosane Carmanini
Resumo: O presente artigo pretende mapear os percentuais de adequação da formação docente (AFD) em duas escolas de ensino médio de Teresina – PI. Resultante de consulta e análise de dados secundários, este estudo tem natureza bibliográfica com abordagem de cunho qualitativo, com a participação de duas escolas, sendo uma de ensino regular e outra com jornada de tempo integral. Os dados foram coletados por meio de observações nas bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Observou-se que o percentual de docentes com nível superior da “Escola A” (regular) superou o da “Escola B” (tempo integral). Na comparação dos dados do Brasil, do Piauí e da rede estadual, verifica-se que os resultados do indicador são superiores nas duas escolas, porém, é preciso reforçar que as escolas de tempo integral podem apresentar nos seus quadros docentes, professores sem formação superior para ministrar as oficinas das atividades complementares. A pesquisa apresenta limitações porque o universo da escola de tempo integral não leva em conta todos os fatores ligados à concepção de tempo integral, o que não era o propósito do pesquisador; outra limitação do estudo foi desconsiderar o resultado do desempenho dos estudantes em avaliações externas, no entanto como proposta de estudos futuros sugere-se uma investigação mais aprofundada, evidenciando os indicadores de desempenho das escolas pesquisadas em avaliações externas, ou por que não pensar na análise de outros fatores contextuais associados ao desempenho?
Abstract: -
Palavras-chave: Ensino médio
Adequação da formação docente
Tempo integral
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13365
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons