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dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Barboza, Eleuza Maria Rodrigues-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0430398851018440pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Priscila Campos-
dc.contributor.referee2Ferraz, Rosane Carmanini-
dc.creatorRodrigues, Evaneuda Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6920521489928380pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T15:21:18Z-
dc.date.available2021-08-16-
dc.date.available2021-09-09T15:21:18Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13365-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo pretende mapear os percentuais de adequação da formação docente (AFD) em duas escolas de ensino médio de Teresina – PI. Resultante de consulta e análise de dados secundários, este estudo tem natureza bibliográfica com abordagem de cunho qualitativo, com a participação de duas escolas, sendo uma de ensino regular e outra com jornada de tempo integral. Os dados foram coletados por meio de observações nas bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Observou-se que o percentual de docentes com nível superior da “Escola A” (regular) superou o da “Escola B” (tempo integral). Na comparação dos dados do Brasil, do Piauí e da rede estadual, verifica-se que os resultados do indicador são superiores nas duas escolas, porém, é preciso reforçar que as escolas de tempo integral podem apresentar nos seus quadros docentes, professores sem formação superior para ministrar as oficinas das atividades complementares. A pesquisa apresenta limitações porque o universo da escola de tempo integral não leva em conta todos os fatores ligados à concepção de tempo integral, o que não era o propósito do pesquisador; outra limitação do estudo foi desconsiderar o resultado do desempenho dos estudantes em avaliações externas, no entanto como proposta de estudos futuros sugere-se uma investigação mais aprofundada, evidenciando os indicadores de desempenho das escolas pesquisadas em avaliações externas, ou por que não pensar na análise de outros fatores contextuais associados ao desempenho?pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAdequação da formação docentept_BR
dc.subjectTempo integralpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAdequação da formação docente: uma análise comparativa de duas escolas de ensino médio em Teresina/Piauípt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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