https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13365
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
evaneudaaraujorodrigues.pdf | PDF/A | 559.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0871769445993260 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Barboza, Eleuza Maria Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0430398851018440 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cunha, Priscila Campos | - |
dc.contributor.referee2 | Ferraz, Rosane Carmanini | - |
dc.creator | Rodrigues, Evaneuda Araújo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6920521489928380 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T15:21:18Z | - |
dc.date.available | 2021-08-16 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T15:21:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13365 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo pretende mapear os percentuais de adequação da formação docente (AFD) em duas escolas de ensino médio de Teresina – PI. Resultante de consulta e análise de dados secundários, este estudo tem natureza bibliográfica com abordagem de cunho qualitativo, com a participação de duas escolas, sendo uma de ensino regular e outra com jornada de tempo integral. Os dados foram coletados por meio de observações nas bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Observou-se que o percentual de docentes com nível superior da “Escola A” (regular) superou o da “Escola B” (tempo integral). Na comparação dos dados do Brasil, do Piauí e da rede estadual, verifica-se que os resultados do indicador são superiores nas duas escolas, porém, é preciso reforçar que as escolas de tempo integral podem apresentar nos seus quadros docentes, professores sem formação superior para ministrar as oficinas das atividades complementares. A pesquisa apresenta limitações porque o universo da escola de tempo integral não leva em conta todos os fatores ligados à concepção de tempo integral, o que não era o propósito do pesquisador; outra limitação do estudo foi desconsiderar o resultado do desempenho dos estudantes em avaliações externas, no entanto como proposta de estudos futuros sugere-se uma investigação mais aprofundada, evidenciando os indicadores de desempenho das escolas pesquisadas em avaliações externas, ou por que não pensar na análise de outros fatores contextuais associados ao desempenho? | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Adequação da formação docente | pt_BR |
dc.subject | Tempo integral | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Adequação da formação docente: uma análise comparativa de duas escolas de ensino médio em Teresina/Piauí | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License