https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13364
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
endydealbuquerquesilva.pdf | PDF/A | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Distorção idade-série nos anos finais do ensino fundamental da rede pública estadual do Espírito Santo |
Autor(es): | Silva, Endy de Albuquerque |
Primeiro Orientador: | Borges, Eliane Medeiros |
Membro da banca: | Cunha, Priscila Campos |
Membro da banca: | Ribeiro, Patricia Rafaela Otoni |
Resumo: | A presente pesquisa tem por intuito estudar a distorção idade-série nos anos finais do ensino fundamental da rede pública estadual do estado do Espírito Santo (ES), no período de 2015 a 2019. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a distorção idade-série é o indicador educacional que permite acompanhar o percentual de alunos que têm idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados. Foi empregada como metodologia de pesquisa a análise de dados secundários, utilizando como indicadores os números de matrícula, reprovação, aprovação e abandono nos anos finais do ensino fundamental do ES, por série e ano. Com a pesquisa, evidenciamos que as taxas de distorção idade-série nos anos finais do ensino fundamental do ES têm diminuído ao longo dos anos, embora ainda sejam maiores que a média nacional. Observamos ainda a ausência de políticas públicas mais sólidas e específicas, com foco na redução da distorção idade-série nos anos finais do ensino fundamental na rede desde 2015; a necessidade de analisar criteriosamente os dados, avaliar as ações e as trajetórias desenvolvidas pelo Estado, bem como de realizar propostas de intervenções administrativas e/ou pedagógicas que tenham como foco a temática em destaque. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Distorção idade-série Educação Aprendizagem Ensino fundamental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13364 |
Data do documento: | 25-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons