Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13364
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
endydealbuquerquesilva.pdfPDF/A1.11 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Distorção idade-série nos anos finais do ensino fundamental da rede pública estadual do Espírito Santo
Autor(es): Silva, Endy de Albuquerque
Orientador: Borges, Eliane Medeiros
Miembros Examinadores: Cunha, Priscila Campos
Miembros Examinadores: Ribeiro, Patricia Rafaela Otoni
Resumo: A presente pesquisa tem por intuito estudar a distorção idade-série nos anos finais do ensino fundamental da rede pública estadual do estado do Espírito Santo (ES), no período de 2015 a 2019. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a distorção idade-série é o indicador educacional que permite acompanhar o percentual de alunos que têm idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados. Foi empregada como metodologia de pesquisa a análise de dados secundários, utilizando como indicadores os números de matrícula, reprovação, aprovação e abandono nos anos finais do ensino fundamental do ES, por série e ano. Com a pesquisa, evidenciamos que as taxas de distorção idade-série nos anos finais do ensino fundamental do ES têm diminuído ao longo dos anos, embora ainda sejam maiores que a média nacional. Observamos ainda a ausência de políticas públicas mais sólidas e específicas, com foco na redução da distorção idade-série nos anos finais do ensino fundamental na rede desde 2015; a necessidade de analisar criteriosamente os dados, avaliar as ações e as trajetórias desenvolvidas pelo Estado, bem como de realizar propostas de intervenções administrativas e/ou pedagógicas que tenham como foco a temática em destaque.
Resumen : -
Palabras clave : Distorção idade-série
Educação
Aprendizagem
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13364
Fecha de publicación : 25-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons