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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Censitarização das avaliações externas em larga escala: uma análise da universalização e da divulgação de resultados do Ensino Médio no Saeb-Ideb/2017
Autor(es): Costa, Danielle de Oliveira
Primeiro Orientador: Brooke, Nigel Pelham de Leighton
Membro da banca: Alves, Márcio Fagundes
Membro da banca: Salles, Nara Oliveira
Resumo: O presente artigo levanta uma discussão acerca do alcance das taxas de participação exigidas para a divulgação dos resultados por escola nas avaliações externas nacionais e o seu impacto no contexto de massiva ampliação da abrangência das aplicações. Elegeu-se como estudo de caso a censitarização aplicada à edição de 2017 do Saeb/Ideb para as escolas do Ensino Médio. Utilizou-se como método a análise descritiva dos normativos legais e do arcabouço acadêmico sobre o tema, associada à produção e interpretação de indicador baseado no percentual de escolas com dados divulgados por UF e por dependência administrativa. O estudo revelou, entre as principais motivações para a adoção do critério de participação mínima, a importância da precisão estatística dos resultados, o controle de eventuais manipulações e seleções de estudantes e a vinculação legal e financeira à observância da medida. A análise das taxas de divulgação de resultados revelou que mais da metade das escolas do Ensino Médio participantes da avaliação em 2017 deixaram de receber os indicadores calculados devido a taxas de participação inferiores a 80%, prejudicando os objetivos centrais da avaliação. Revelou também grande variabilidade da medida em relação aos estratos investigados. Identificou-se na literatura, como condicionantes desse cenário, o perfil e o baixo engajamento dos estudantes do Ensino Médio e das redes de ensino participantes, bem como os calendários de aplicação estabelecidos e a concorrência com outros exames e avaliações externas e internas. O estudo alerta para os impactos financeiros, logísticos, pedagógicos e educacionais do cenário e para a tendência de seu agravamento diante da crescente censitarização das avaliações externas. Por fim, levanta-se linhas de atuação para o enfrentamento dos problemas decorrentes da questão.
Abstract: -
Palavras-chave: Avaliação externa
Censitarização
Taxas de participação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13360
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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