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dc.contributor.advisor1Brooke, Nigel Pelham de Leighton-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4918354189061801pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Márcio Fagundes-
dc.contributor.referee2Salles, Nara Oliveira-
dc.creatorCosta, Danielle de Oliveira-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T15:15:36Z-
dc.date.available2021-08-16-
dc.date.available2021-09-09T15:15:36Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13360-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo levanta uma discussão acerca do alcance das taxas de participação exigidas para a divulgação dos resultados por escola nas avaliações externas nacionais e o seu impacto no contexto de massiva ampliação da abrangência das aplicações. Elegeu-se como estudo de caso a censitarização aplicada à edição de 2017 do Saeb/Ideb para as escolas do Ensino Médio. Utilizou-se como método a análise descritiva dos normativos legais e do arcabouço acadêmico sobre o tema, associada à produção e interpretação de indicador baseado no percentual de escolas com dados divulgados por UF e por dependência administrativa. O estudo revelou, entre as principais motivações para a adoção do critério de participação mínima, a importância da precisão estatística dos resultados, o controle de eventuais manipulações e seleções de estudantes e a vinculação legal e financeira à observância da medida. A análise das taxas de divulgação de resultados revelou que mais da metade das escolas do Ensino Médio participantes da avaliação em 2017 deixaram de receber os indicadores calculados devido a taxas de participação inferiores a 80%, prejudicando os objetivos centrais da avaliação. Revelou também grande variabilidade da medida em relação aos estratos investigados. Identificou-se na literatura, como condicionantes desse cenário, o perfil e o baixo engajamento dos estudantes do Ensino Médio e das redes de ensino participantes, bem como os calendários de aplicação estabelecidos e a concorrência com outros exames e avaliações externas e internas. O estudo alerta para os impactos financeiros, logísticos, pedagógicos e educacionais do cenário e para a tendência de seu agravamento diante da crescente censitarização das avaliações externas. Por fim, levanta-se linhas de atuação para o enfrentamento dos problemas decorrentes da questão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectCensitarizaçãopt_BR
dc.subjectTaxas de participaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleCensitarização das avaliações externas em larga escala: uma análise da universalização e da divulgação de resultados do Ensino Médio no Saeb-Ideb/2017pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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