https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13360
File | Description | Size | Format | |
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danielledeoliveiracosta.pdf | PDF/A | 469.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Brooke, Nigel Pelham de Leighton | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4918354189061801 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alves, Márcio Fagundes | - |
dc.contributor.referee2 | Salles, Nara Oliveira | - |
dc.creator | Costa, Danielle de Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T15:15:36Z | - |
dc.date.available | 2021-08-16 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T15:15:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13360 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo levanta uma discussão acerca do alcance das taxas de participação exigidas para a divulgação dos resultados por escola nas avaliações externas nacionais e o seu impacto no contexto de massiva ampliação da abrangência das aplicações. Elegeu-se como estudo de caso a censitarização aplicada à edição de 2017 do Saeb/Ideb para as escolas do Ensino Médio. Utilizou-se como método a análise descritiva dos normativos legais e do arcabouço acadêmico sobre o tema, associada à produção e interpretação de indicador baseado no percentual de escolas com dados divulgados por UF e por dependência administrativa. O estudo revelou, entre as principais motivações para a adoção do critério de participação mínima, a importância da precisão estatística dos resultados, o controle de eventuais manipulações e seleções de estudantes e a vinculação legal e financeira à observância da medida. A análise das taxas de divulgação de resultados revelou que mais da metade das escolas do Ensino Médio participantes da avaliação em 2017 deixaram de receber os indicadores calculados devido a taxas de participação inferiores a 80%, prejudicando os objetivos centrais da avaliação. Revelou também grande variabilidade da medida em relação aos estratos investigados. Identificou-se na literatura, como condicionantes desse cenário, o perfil e o baixo engajamento dos estudantes do Ensino Médio e das redes de ensino participantes, bem como os calendários de aplicação estabelecidos e a concorrência com outros exames e avaliações externas e internas. O estudo alerta para os impactos financeiros, logísticos, pedagógicos e educacionais do cenário e para a tendência de seu agravamento diante da crescente censitarização das avaliações externas. Por fim, levanta-se linhas de atuação para o enfrentamento dos problemas decorrentes da questão. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação externa | pt_BR |
dc.subject | Censitarização | pt_BR |
dc.subject | Taxas de participação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Censitarização das avaliações externas em larga escala: uma análise da universalização e da divulgação de resultados do Ensino Médio no Saeb-Ideb/2017 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
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