Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13349
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
valtricialucelitafrozi.pdfPDF/A351.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Variações do Ideb da rede estadual do Mato Grosso entre os anos 2007 a 2019
Autor(es): Frozi, Valtrícia Lucelita
Primeiro Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Membro da banca: Oliveira, Helena Rivelli de
Membro da banca: Machado, Carla Silva
Resumo: O presente texto traz reflexões a partir dos resultados do Ideb da rede estadual de ensino do Mato Grosso, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2019. Objetivou-se analisar as variações desse índice, incluindo a análise dos indicadores componentes (fluxo e desempenho do Ensino Fundamental - anos finais e Ensino Médio). A partir dessas informações, foram levantadas hipóteses que auxiliaram na compreensão dos resultados encontrados. Para tanto, buscou-se descrever o contexto a que os dados se referem quanto à rede de ensino (estado, etapas/níveis de escolarização atendidos, número de alunos, número de instituições de ensino, número de professores, perfil geral da categoria, dentre outros); quanto à política a que se referem; quanto às ações desenvolvidas na rede de ensino que possam ter tido influência sobre eles. Teoricamente, foram relevantes as contribuições de Alavarse (2013), Brooke (2008), Micarello (2021), Pontes (2021), Soares e Xavier (2020), dentre outros. As reflexões proporcionadas por esse estudo permitem inferir que em Mato Grosso existem políticas públicas preocupadas com a qualidade da educação que podem contribuir para a consolidação das aprendizagens e consequente, melhoria dos índices, no entanto aponta a necessidade da institucionalização de políticas relacionadas ao monitoramento da qualidade dessas ações.
Abstract: -
Palavras-chave: Fluxo escolar
Desempenho
Diagnóstico
Intervenção
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13349
Data do documento: 30-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons