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dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Helena Rivelli de-
dc.contributor.referee2Machado, Carla Silva-
dc.creatorFrozi, Valtrícia Lucelita-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8050076989247621pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T14:58:10Z-
dc.date.available2021-08-26-
dc.date.available2021-09-09T14:58:10Z-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13349-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente texto traz reflexões a partir dos resultados do Ideb da rede estadual de ensino do Mato Grosso, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2019. Objetivou-se analisar as variações desse índice, incluindo a análise dos indicadores componentes (fluxo e desempenho do Ensino Fundamental - anos finais e Ensino Médio). A partir dessas informações, foram levantadas hipóteses que auxiliaram na compreensão dos resultados encontrados. Para tanto, buscou-se descrever o contexto a que os dados se referem quanto à rede de ensino (estado, etapas/níveis de escolarização atendidos, número de alunos, número de instituições de ensino, número de professores, perfil geral da categoria, dentre outros); quanto à política a que se referem; quanto às ações desenvolvidas na rede de ensino que possam ter tido influência sobre eles. Teoricamente, foram relevantes as contribuições de Alavarse (2013), Brooke (2008), Micarello (2021), Pontes (2021), Soares e Xavier (2020), dentre outros. As reflexões proporcionadas por esse estudo permitem inferir que em Mato Grosso existem políticas públicas preocupadas com a qualidade da educação que podem contribuir para a consolidação das aprendizagens e consequente, melhoria dos índices, no entanto aponta a necessidade da institucionalização de políticas relacionadas ao monitoramento da qualidade dessas ações.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectFluxo escolarpt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleVariações do Ideb da rede estadual do Mato Grosso entre os anos 2007 a 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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