https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13349
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
valtricialucelitafrozi.pdf | PDF/A | 351.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rezende, Wagner Silveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5372700780542200 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Helena Rivelli de | - |
dc.contributor.referee2 | Machado, Carla Silva | - |
dc.creator | Frozi, Valtrícia Lucelita | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8050076989247621 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T14:58:10Z | - |
dc.date.available | 2021-08-26 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T14:58:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13349 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente texto traz reflexões a partir dos resultados do Ideb da rede estadual de ensino do Mato Grosso, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2019. Objetivou-se analisar as variações desse índice, incluindo a análise dos indicadores componentes (fluxo e desempenho do Ensino Fundamental - anos finais e Ensino Médio). A partir dessas informações, foram levantadas hipóteses que auxiliaram na compreensão dos resultados encontrados. Para tanto, buscou-se descrever o contexto a que os dados se referem quanto à rede de ensino (estado, etapas/níveis de escolarização atendidos, número de alunos, número de instituições de ensino, número de professores, perfil geral da categoria, dentre outros); quanto à política a que se referem; quanto às ações desenvolvidas na rede de ensino que possam ter tido influência sobre eles. Teoricamente, foram relevantes as contribuições de Alavarse (2013), Brooke (2008), Micarello (2021), Pontes (2021), Soares e Xavier (2020), dentre outros. As reflexões proporcionadas por esse estudo permitem inferir que em Mato Grosso existem políticas públicas preocupadas com a qualidade da educação que podem contribuir para a consolidação das aprendizagens e consequente, melhoria dos índices, no entanto aponta a necessidade da institucionalização de políticas relacionadas ao monitoramento da qualidade dessas ações. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Fluxo escolar | pt_BR |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico | pt_BR |
dc.subject | Intervenção | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Variações do Ideb da rede estadual do Mato Grosso entre os anos 2007 a 2019 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License