Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13347
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thiagofernandoferreiracosta.pdfPDF/A804.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A trajetória de uma medida para clima escolar “senso de segurança” na rede estadual de São Paulo entre 2008-2013 e 2018- 2019: uma análise do clima escolar pela percepção dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio
Autor(es): Costa, Thiago Fernando Ferreira
Primeiro Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Membro da banca: Oliveira, Helena Rivelli de
Membro da banca: Machado, Carla Silva
Resumo: Este artigo tem por objetivo elaborar uma medida para o clima escolar “senso de segurança” para a Rede de Ensino do Estado de São Paulo, a partir dos dados divulgados dos questionários entre 2008 a 2013 e 2018 a 2019. A elaboração desta medida exigiu que fossem feitas análises de dimensionalidade através da Análise Fatorial Exploratória (AFE) e uma Análise Fatorial de Informação Completa (AFIC), utilizando para esse fim, a Teoria da Resposta ao Item (TRI). Para a constituição da medida, o modelo de Samejima da TRI através do pacote mirt da linguagem R foi utilizado, além da função para análise de múltiplos grupos envolvendo todos os anos de aplicação. Com a definição da medida, as categorias foram ancoradas, possibilitando a interpretação pedagógica da escala. Estes procedimentos possibilitaram que a trajetória da medida do clima escolar “senso de segurança” fosse constituída e interpretada.
Abstract: -
Palavras-chave: Clima escolar
Teoria da Resposta ao Item
Análise fatorial
Análise fatorial de informação completa
Escala senso de segurança
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13347
Data do documento: 24-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons