Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13347
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
thiagofernandoferreiracosta.pdfPDF/A804.79 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Helena Rivelli de-
dc.contributor.referee2Machado, Carla Silva-
dc.creatorCosta, Thiago Fernando Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5192865050351381pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T14:52:25Z-
dc.date.available2021-08-26-
dc.date.available2021-09-09T14:52:25Z-
dc.date.issued2021-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13347-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo elaborar uma medida para o clima escolar “senso de segurança” para a Rede de Ensino do Estado de São Paulo, a partir dos dados divulgados dos questionários entre 2008 a 2013 e 2018 a 2019. A elaboração desta medida exigiu que fossem feitas análises de dimensionalidade através da Análise Fatorial Exploratória (AFE) e uma Análise Fatorial de Informação Completa (AFIC), utilizando para esse fim, a Teoria da Resposta ao Item (TRI). Para a constituição da medida, o modelo de Samejima da TRI através do pacote mirt da linguagem R foi utilizado, além da função para análise de múltiplos grupos envolvendo todos os anos de aplicação. Com a definição da medida, as categorias foram ancoradas, possibilitando a interpretação pedagógica da escala. Estes procedimentos possibilitaram que a trajetória da medida do clima escolar “senso de segurança” fosse constituída e interpretada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectClima escolarpt_BR
dc.subjectTeoria da Resposta ao Itempt_BR
dc.subjectAnálise fatorialpt_BR
dc.subjectAnálise fatorial de informação completapt_BR
dc.subjectEscala senso de segurançapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA trajetória de uma medida para clima escolar “senso de segurança” na rede estadual de São Paulo entre 2008-2013 e 2018- 2019: uma análise do clima escolar pela percepção dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons