Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13343
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sileneritalessaribeiro.pdfPDF/A473.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Reprovação, abandono e distorção idade/série entre os anos de 2013 e 2018 nos anos iniciais na rede municipal do Salvador
Author: Ribeiro, Silene Rita Lessa
First Advisor: Magrone, Eduardo
Referee Member: Silva, Daniel Eveling da
Referee Member: Carvalho, Debora Cristina Alexandre Bastos Monteiro de
Resumo: Este artigo analisa as taxas de abandono, distorção nos anos finais do ensino fundamental I, e as possíveis causas de seu decréscimo ao longo do período de 2013 a 2018. Para o desenvolvimento do texto determinou-se como objetivo analisar os dados de fluxo escolar dos anos iniciais, principalmente os de quarto e quinto ano de escolarização, da Secretaria Municipal de Educação de Salvador, no recorte temporal mencionado, e uma metodologia de natureza quantitativa e qualitativa serão complementares nesse estudo. A hipótese levantada para melhoria nesses resultados é que da implantação de ações com foco no fluxo escolar e no acompanhamento da frequência do aluno adotando programas para a regularização da distorção idade/série e a implantação de programa de acompanhamento da frequência escolar, contribuíram positivamente na melhoria dessas taxas. Compreender esses dados e sua importância nos indicadores educacionais possibilita à Rede Municipal de Educação do Salvador, a adoção de melhores políticas públicas com o objetivo de minimizar o impacto causado pelo abandono escolar.
Abstract: This article analyzes the dropout rates, distortion in the final years of elementary school I, and the possible causes of its decrease over the period from 2013 to 2018. For the development of the text, it was determined as the objective, to analyze the school flow data of initial years, mainly the fourth and fifth years of schooling, of the Municipal Education Department of Salvador, in the aforementioned time frame, and a quantitative and qualitative methodology will be complementary in this study. The hypothesis raised for improvement in these results is that the implementation of actions focused on the school flow and the monitoring of student attendance, adopting programs for the regularization of age / grade distortion and the implementation of a program for monitoring school attendance, contributed positively to the improvement of those rates. Understanding of these data and its importance in educational indicators allows the Educational Network of Salvador to adopt better public policies in order to minimize the impact caused by school dropout.
Keywords: Abandono escolar
Regularização de fluxo escolar
Desenvolvimento econômico e social
School dropout
Regularization of school flow
Economic and social development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13343
Issue Date: 23-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons