Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13342
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sandramaracardoso.pdfPDF/A1.4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Adequação da formação docente e taxas de rendimento educacional em municípios das regionais de educação de Caçador e Concórdia, no estado de Santa Catarina
Autor(es): Cardoso, Sandra Mara
Primeiro Orientador: Magrone, Eduardo
Membro da banca: Figueiredo, Vitor Fonseca
Membro da banca: Scoton, Roberta Muller Scafuto
Resumo: A formação docente é um dos fatores que impactam no processo de aprendizagem e exerce influência sobre o desempenho dos estudantes, e neste sentido, pode ter uma relação positiva com a qualidade da educação. Este artigo tem como objetivo analisar a adequação da formação docente dos anos finais do ensino fundamental, da rede estadual de ensino de Santa Catarina e sua relação com as taxas rendimento dos estudantes no período de 2016 a 2018, em municípios das regionais de educação Caçador e Concórdia. Para tanto a metodologia utilizada foi a análise de dados de rendimento que integram a base de dados divulgados pelo INEP, dados esses coletados por meio do levantamento estatístico do Censo Escolar da Educação Básica disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que serão relacionados neste estudo, ao Indicador de Adequação da Formação Docente frente aos critérios estabelecidos pela legislação nacional e consolidados nas metas dos planos educacionais vigentes.
Abstract: -
Palavras-chave: Formação
Docência
Rendimento
Indicadores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13342
Data do documento: 24-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons