https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13342
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
sandramaracardoso.pdf | PDF/A | 1.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Adequação da formação docente e taxas de rendimento educacional em municípios das regionais de educação de Caçador e Concórdia, no estado de Santa Catarina |
Autor(es): | Cardoso, Sandra Mara |
Primeiro Orientador: | Magrone, Eduardo |
Membro da banca: | Figueiredo, Vitor Fonseca |
Membro da banca: | Scoton, Roberta Muller Scafuto |
Resumo: | A formação docente é um dos fatores que impactam no processo de aprendizagem e exerce influência sobre o desempenho dos estudantes, e neste sentido, pode ter uma relação positiva com a qualidade da educação. Este artigo tem como objetivo analisar a adequação da formação docente dos anos finais do ensino fundamental, da rede estadual de ensino de Santa Catarina e sua relação com as taxas rendimento dos estudantes no período de 2016 a 2018, em municípios das regionais de educação Caçador e Concórdia. Para tanto a metodologia utilizada foi a análise de dados de rendimento que integram a base de dados divulgados pelo INEP, dados esses coletados por meio do levantamento estatístico do Censo Escolar da Educação Básica disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que serão relacionados neste estudo, ao Indicador de Adequação da Formação Docente frente aos critérios estabelecidos pela legislação nacional e consolidados nas metas dos planos educacionais vigentes. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Formação Docência Rendimento Indicadores |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13342 |
Data do documento: | 24-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons