Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13342
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
sandramaracardoso.pdfPDF/A1.4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Adequação da formação docente e taxas de rendimento educacional em municípios das regionais de educação de Caçador e Concórdia, no estado de Santa Catarina
Autor(es): Cardoso, Sandra Mara
Orientador: Magrone, Eduardo
Miembros Examinadores: Figueiredo, Vitor Fonseca
Miembros Examinadores: Scoton, Roberta Muller Scafuto
Resumo: A formação docente é um dos fatores que impactam no processo de aprendizagem e exerce influência sobre o desempenho dos estudantes, e neste sentido, pode ter uma relação positiva com a qualidade da educação. Este artigo tem como objetivo analisar a adequação da formação docente dos anos finais do ensino fundamental, da rede estadual de ensino de Santa Catarina e sua relação com as taxas rendimento dos estudantes no período de 2016 a 2018, em municípios das regionais de educação Caçador e Concórdia. Para tanto a metodologia utilizada foi a análise de dados de rendimento que integram a base de dados divulgados pelo INEP, dados esses coletados por meio do levantamento estatístico do Censo Escolar da Educação Básica disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que serão relacionados neste estudo, ao Indicador de Adequação da Formação Docente frente aos critérios estabelecidos pela legislação nacional e consolidados nas metas dos planos educacionais vigentes.
Resumen : -
Palabras clave : Formação
Docência
Rendimento
Indicadores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13342
Fecha de publicación : 24-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons