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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Avaliação do Ideb em Cabaceiras-PB, no período de 2005 a 2017: a melhoria do índice na rede municipal
Otros títulos : Ideb evaluation in Cabaceiras-PB, from 2005 to 2017: improving the municipal index
Autor(es): Oliveira, Rosilene Nunes Albuquerque de
Orientador: Magrone, Eduardo
Miembros Examinadores: Silva, Daniel Eveling da
Miembros Examinadores: Carvalho, Debora Cristina Alexandre Bastos Monteiro de
Resumo: O presente estudo analisa o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em Cabaceiras-PB, no período de 2005 a 2017 e os indicadores do que o compõem. Partimos da hipótese de que tais resultados podem ter influências de Políticas Públicas Educacionais como: transporte e merenda escolar e infraestrutura das escolas e as parcerias público-privadas, na Rede Municipal de Ensino, na zona urbana, representadas pelas turmas dos 5º anos da EMEF Maria Neuly Dourado, anos iniciais, e as turmas dos 9º anos da EMEF Abdias Aires de Queiroz, anos finais. Como metodologia adotamos a abordagem quantitativa e a qualitativa e a partir do uso de dados secundários oficiais produzidos pelo Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O município de Cabaceiras-PB apresenta dados relevantes que ratificam a melhoria do IDEB, no período de 2005 a 2017, como também as contribuições significativas das Políticas Públicas Educacionais e as Parcerias que corroboram com a educação de qualidade e a garantia da equidade para os alunos, assegurando assim o ensino que tanto almejamos.
Resumen : This study analyzes the increase in the Basic Education Development Index (IDEB) in Cabaceiras-PB, in the period from 2005 to 2017 and the indicators of which it is composed. We start from the hypothesis that such results may have influences of Public Educational Policies such as: transportation and school meals and school infrastructure and public-private partnerships, in the Municipal Education Network, in the urban area, represented by the 5th year classes of EMEF Maria Neuly Dourado, initial years, and the 9th years classes of EMEF Abdias Aires de Queiroz, final years. As a methodology we adopted the quantitative and qualitative approach and based on the use of official secondary data produced by the Ministry of Education (MEC), the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep). The municipality of Cabaceiras-PB presents relevant data that ratify the improvement of IDEB, in the period from 2005 to 2017, as well as the significant contributions of Public Educational Policies and Partnerships that corroborate quality education and guarantee equity for students, thus ensuring the teaching that we long for.
Palabras clave : Políticas Públicas Educacionais
Parcerias
IDEB
Cabaceiras
Public Educational Policies
Partnerships
IDEB
Cabaceiras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13340
Fecha de publicación : 23-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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