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dc.contributor.advisor1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261655106007003pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Daniel Eveling da-
dc.contributor.referee2Carvalho, Debora Cristina Alexandre Bastos Monteiro de-
dc.creatorOliveira, Rosilene Nunes Albuquerque de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3299253900581749pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T14:42:24Z-
dc.date.available2021-08-26-
dc.date.available2021-09-09T14:42:24Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13340-
dc.description.abstractThis study analyzes the increase in the Basic Education Development Index (IDEB) in Cabaceiras-PB, in the period from 2005 to 2017 and the indicators of which it is composed. We start from the hypothesis that such results may have influences of Public Educational Policies such as: transportation and school meals and school infrastructure and public-private partnerships, in the Municipal Education Network, in the urban area, represented by the 5th year classes of EMEF Maria Neuly Dourado, initial years, and the 9th years classes of EMEF Abdias Aires de Queiroz, final years. As a methodology we adopted the quantitative and qualitative approach and based on the use of official secondary data produced by the Ministry of Education (MEC), the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep). The municipality of Cabaceiras-PB presents relevant data that ratify the improvement of IDEB, in the period from 2005 to 2017, as well as the significant contributions of Public Educational Policies and Partnerships that corroborate quality education and guarantee equity for students, thus ensuring the teaching that we long for.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo analisa o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em Cabaceiras-PB, no período de 2005 a 2017 e os indicadores do que o compõem. Partimos da hipótese de que tais resultados podem ter influências de Políticas Públicas Educacionais como: transporte e merenda escolar e infraestrutura das escolas e as parcerias público-privadas, na Rede Municipal de Ensino, na zona urbana, representadas pelas turmas dos 5º anos da EMEF Maria Neuly Dourado, anos iniciais, e as turmas dos 9º anos da EMEF Abdias Aires de Queiroz, anos finais. Como metodologia adotamos a abordagem quantitativa e a qualitativa e a partir do uso de dados secundários oficiais produzidos pelo Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O município de Cabaceiras-PB apresenta dados relevantes que ratificam a melhoria do IDEB, no período de 2005 a 2017, como também as contribuições significativas das Políticas Públicas Educacionais e as Parcerias que corroboram com a educação de qualidade e a garantia da equidade para os alunos, assegurando assim o ensino que tanto almejamos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
dc.subjectPolíticas Públicas Educacionaispt_BR
dc.subjectParceriaspt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subjectCabaceiraspt_BR
dc.subjectPublic Educational Policiespt_BR
dc.subjectPartnershipspt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subjectCabaceiraspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAvaliação do Ideb em Cabaceiras-PB, no período de 2005 a 2017: a melhoria do índice na rede municipalpt_BR
dc.title.alternativeIdeb evaluation in Cabaceiras-PB, from 2005 to 2017: improving the municipal indexpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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