Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13336
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rosangelamariasilva.pdfPDF/A1.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Perfil dos professores do Rio Grande do Norte: o que revelam os dados do INEP
Author: Silva, Rosângela Maria
First Advisor: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-Advisor: Magaldi, Carolina Alves
Referee Member: Vilardi, Leonardo Ostwald
Referee Member: Lourenço, Joyce Louback
Resumo: Buscando traçar o perfil dos docentes do Rio Grande do Norte, este estudo analisa os dados de formação dos professores do corpo docente do estado, no período de 2010 a 2020. Nessa perspectiva, buscou-se os dados de docentes apresentados a partir do Educacenso e publicados pela INEP nas sinopses estatísticas, no período pesquisado, bem como os indicadores de percentual de docente por grupo de adequação da formação à disciplina que leciona (2013 a 2020) e de funções docentes com curso superior (2011 a 2020). Esses dados serão analisados e cotejados com as políticas nacionais e estaduais e com a literatura para construção de hipóteses para as variações observadas. Após análise dos dados mensurados pelo INEP no tocante ao total de docentes com curso superior no RN, conclui-se que ainda há um caminho a ser percorrido, tendo em vista que existe um número significativo de professores no estado, tanto do ensino fundamental quanto do médio, que se encontra fora do grupo de docentes com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) na mesma área da disciplina que leciona.
Abstract: -
Keywords: Perfil do professor
dados estatísticos
formação docente
políticas públicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13336
Issue Date: 25-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons