Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13336
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rosangelamariasilva.pdfPDF/A1.02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Magaldi, Carolina Alves-
dc.contributor.referee1Vilardi, Leonardo Ostwald-
dc.contributor.referee2Lourenço, Joyce Louback-
dc.creatorSilva, Rosângela Maria-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T14:34:05Z-
dc.date.available2021-08-26-
dc.date.available2021-09-09T14:34:05Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13336-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoBuscando traçar o perfil dos docentes do Rio Grande do Norte, este estudo analisa os dados de formação dos professores do corpo docente do estado, no período de 2010 a 2020. Nessa perspectiva, buscou-se os dados de docentes apresentados a partir do Educacenso e publicados pela INEP nas sinopses estatísticas, no período pesquisado, bem como os indicadores de percentual de docente por grupo de adequação da formação à disciplina que leciona (2013 a 2020) e de funções docentes com curso superior (2011 a 2020). Esses dados serão analisados e cotejados com as políticas nacionais e estaduais e com a literatura para construção de hipóteses para as variações observadas. Após análise dos dados mensurados pelo INEP no tocante ao total de docentes com curso superior no RN, conclui-se que ainda há um caminho a ser percorrido, tendo em vista que existe um número significativo de professores no estado, tanto do ensino fundamental quanto do médio, que se encontra fora do grupo de docentes com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) na mesma área da disciplina que leciona.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectPerfil do professorpt_BR
dc.subjectdados estatísticospt_BR
dc.subjectformação docentept_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titlePerfil dos professores do Rio Grande do Norte: o que revelam os dados do INEPpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons